Programação religiosa e a bênção da Cruz da Unidade marcam os 20 anos do Santuário Tabor Porta do Céu, em Frederico Westphalen/RS.
Adriana Folle / Ir. M. Rosequiel Fávero – Com o tema “A unidade de Cristo e Maria” e com o lema “Que eu leve aos povos a cruz e a imagem de Maria como sinal de redenção”, é realizada a 20ª Romaria ao Santuário Tabor Porta do Céu. A programação, que inicia com o tríduo preparatório, entre os dias 25 e 27 de outubro, culmina no dia 29, com a procissão, saindo da Catedral Santo Antônio até o Santuário.
Alegria e gratidão pelo Santuário
Numa demonstração pública de fé, os peregrinos levam seus pedidos e agradecimentos à Mãe e Rainha, especialmente pelos 20 anos de sua presença no Santuário. No final da procissão, acontece a santa missa, presidida pelo bispo diocesano Dom Antonio Carlos Rossi Keller, e concelebrada pelos padres, Clodoaldo Kamimura e Anderson Pelizzari. Na sua homilia, Dom Antônio ressalta o valor e a importância do Santuário, não só para os integrantes do Movimento de Schoenstatt, mas, para toda a diocese e incentiva os schoenstattianos a permanecerem fieis ao seu carisma. Como já é tradição, acontece no final da celebração a renovação da coroação da imagem peregrina da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável, momento de emoção e demonstração de fé, com a participação das “pequenas Marias”, que de mãos dadas formam uma “coroa viva”.
Veja aqui a homilia
Cruz da Unidade: o presente da Família de Schoenstatt
Após a benção final, todos partem em procissão até o pátio do Santuário, para a benção da Cruz da Unidade, uma conquista da Família de Schoenstatt para os 20 anos do Santuário. Num momento solene e emocionante, sob os vivas e palmas dos presentes, a cruz é descoberta e abençoada.
Volnei Zonta, presidente do Conselho Diocesano, expressa assim o significado deste dia: “Hoje foi um dia abençoado pela Mãe Três Vezes Admirável, onde comemoramos os 20 anos de nosso Santuário Tabor Porta do Céu, tivemos um dia cheio de graças, começando com a procissão e depois a missa, momento de profunda fé e devoção. E o momento tão esperado, a benção da Cruz da Unidade, presente dado pela família de Schoenstatt pelos 20 anos do Santuário”.
Uma tarde de atividades e de bênçãos
Ao meio-dia, é servido almoço e, a partir das 13h3Omin, acontece o encontro diocesano dos Coordenadores e Missionários da Campanha Mãe Peregrina. Além da renovação anual do compromisso dos missionários, três senhoras selam a Aliança de Amor, após a preparação realizada na sua paróquia. Ainda, durante a tarde, é realizada a Consagração das Crianças, no Santuário, pela Ir. M. Eliane Cunha.
Durante as atividades, em honra à Mãe de Deus, mais de duas mil pessoas estiveram no Santuário, demonstrando sua religiosidade e devoção à MTA. Entre este público, um grupo de Rodeio Bonito, com mais de 100 participantes, caminha por quase oito horas até chegar ao Santuário, para participar da Santa Missa.
De acordo com os organizadores, a avaliação da romaria é muito positiva, pois, além de contar com a participação de muitos fieis de toda a Diocese e de alguns municípios de Santa Catarina, foram momentos lindos de demonstração de amor à Mãe de Deus. “Temos certeza que estes 20 anos do nosso Santuário foram comemorados à altura desta linda história, construída a muitas mãos. Nosso Movimento vem crescendo a cada ano, porque contamos com ajuda e empenho de muitas pessoas, que de uma forma ou outra se doam para que este espaço seja um bom lugar para estar, rezar e se encontrar com Cristo e a nossa Mãe. Que os próximos anos possam ser também de conquistas, devoção, fé e amor”, conclui a assessora local, Ir. M. Eliane.
Fotos: Marcela Buzzatto