Transfigura a realidade com Cristo
Juliana e Geovani Moresco*/Vinícius Cruz – A Família de Schoenstatt do Regional Missionis, realizou, entre os dias 27 e 29 de outubro de 2023, o Congresso de Outubro, com o tema “Transfigura a realidade!”. O evento aconteceu no Santuário Tabor Esmagadora da Serpente, em Londrina/PR, e contou com a participação de cerca de 300 pessoas. Além do encontro entre os membros da Família, promoveu também um grande encontro com a sociedade no qual eles estão inseridos: Um novo Schoenstatt em saída buscando, hoje, transfigurar a realidade.
O objetivo do Congresso foi proporcionar aos participantes uma experiência profunda com as diferentes faces de Cristo: Cristo unidade, Cristo partilhado, Cristo Igreja e Cristo Eucarístico. Para isso, a programação contou com momentos de oração, formação, partilha, missão e celebração.
Na sexta-feira, os congressistas foram convidados a se apresentarem simbolicamente com um grão de trigo, que representa a matéria prima para a produção do pão a ser partilhado. O grão simboliza também o chamado de Deus para sermos instrumentos de transformação da realidade. Todos foram lembrados do chamado a contribuir para sovar a massa, para que o fermento, que é a palavra de Deus, possa nos fazer crescer e transformar a matéria prima.
No sábado, as diferentes oficinas e dinâmicas permitiram experimentar diferentes sensações: a surpresa ao “ouvir a voz” do Pe. Kentenich nos falando sobre a importância das lideranças; empolgação compartilhada ao “viajar” com a juventude pelos caminhos da Jornada Mundial da Juventude e encontros internacionais; ardor apostólico que renasce de nosso momento e lágrimas de alegria compartilhadas em uma importante escuta sobre sinodalidade.
Como se não bastasse tantas emoções, a tarde de sábado trouxe ainda uma surpresa e inovação no cronograma do congresso: sair em missão, de fato ir ao encontro, em duas comunidades na região de Londrina e Cambé. Para Anamaria Bramorski, essa experiência foi marcante: “Gostaria de deixar registrada a minha alegria de ter participado de evento tão bem organizado. Muita fé e santidade compartilhada no amor de Maria pelos jovens, pelos casais da liga de Famílias, pela maravilhosa experiência de campo como Missionária, pela primeira vez, foi incrível.” E nada melhor para fechar o dia do que um encontro com Jesus Eucarístico, na última vivência numa adoração ao Santíssimo.
A Ir. M. Jacinta Donati, partilha que precisamos ser fermento pelo testemunho Mariano: “Foi um novo despertar, um impulso, com uma proposta de trabalho em nossas famílias locais, para evangelizar através de nossa pedagogia e espiritualidade nestes novos tempos. Também foi muito salientado a importância de nossa cooperação como líderes dentro do Movimento Apostólico de Schoenstatt, na Igreja à serviço da configuração de uma nova sociedade, no espirito sinodal que vive na Igreja. Em nossos dias, com tantas exigências e desafios, somos chamados com o nosso Carisma a ser Fermento, dando nosso testemunho Mariano e Apostólico. Esse ‘novo’ é ir até a realidade e levar o rosto do Cristo misericordioso, como instrumentos na força da Aliança de Amor.”
No domingo, por fim, o Congresso promoveu uma partilha para capturar dentro do Regional Missionis, palavras que destacam a forma como Schoenstatt está na sociedade e qual rosto de Cristo que o mundo espera de nós. Pe. Ailton Brito, diretor regional, na homilia da missa final nos deixou com uma grande responsabilidade: amar a Deus incondicionalmente, já que o amor deve ser a tônica de nossas vidas.
O Congresso de 2023 foi um marco na história do Regional Missionis. Mostrou que é possível transfigurar a realidade com Cristo, seguindo o exemplo do Pe. Kentenich e da Mãe Rainha. Foi um novo Schoenstatt em saída buscando, hoje, transfigurar a realidade. O casal Hamilton José e Janaína Silva contam: “Estar no Congresso de Outubro, para nós, foi como estar na casa da matriarca da nossa família. Em volta da Mãe, todos se reúnem, reencontram e desfrutam de momentos de aprendizado e acolhimento. Essa vivência é extremamente rica e consolida ainda mais o amor pela nossa missão.”
* Juliana e Geovani pertencem a Liga de Famílias de Schoenstatt em Maringá/PR