Vinícius Cruz – No último dia 21 de outubro, o Jumas (Juventude Masculina de Schoenstatt) de Vila Mariana, São Paulo/SP, realizou uma celebração especial para comemorar os 60 anos da primeira Aliança de Amor, do primeiro grupo da Juventude Masculina de Schoenstatt, no estado de São Paulo. A Aliança, que foi selada no dia 18 de outubro de 1963, no Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, marcou o início de uma história de graças e de entrega à Mãe de Deus.
O início do jumas sudeste se deu início em 8 de Outubro de 1961. Com a vinda do Irmão de Maria, Eugênio Stump, para São Paulo/SP, o grupo começa a se reunir e começa a formação para a Aliança de Amor.
A celebração, presidida pelo Pe. Gabriel Oberle e a presença de membros do Jumas de Vila Mariana, que expressaram sua gratidão pela história, pelas pessoas que foram chamadas ao Santuário e pela confiança que depositam em Maria. Como símbolo do passado, foi lida uma carta enviada pela irmã M. Igne, em nome do Pe. Kentenich, fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Ele tinha recebido a oração de consagração, enviou sua bênção aos jovens e os lembrou que a Aliança de Amor os convida a fazer o céu tocar a terra, sob a bandeira da MTA.
Para André Rosa, que faz parte do Jumas Vila Mariana, a data foi foi um marco para o Movimento: “Posso dizer que é um divisor de água. Eles começaram há 60 anos e agora somos nós que queremos ser lembrados, daqui 60 anos. Somos o espelho para as futuras gerações do Jumas.”
João Paulo, que também faz parte do Jumas na cidade, fala sobre a importância deste dia: “Basicamente, a grande importância dessa data, principalmente, se deve ao fato que esse grupo, formado no Santuário da Vila Mariana, é conhecido por ser o primeiro grupo do Jumas Sudeste. Logo, eles marcam um novo inicio do Jumas Brasil, iniciou-se a difusão do Movimento de Schoenstatt nessa região. Não é a toa que eles foram os primeiros a se juntarem com o Jumas no Sul, para discutirem formas de divulgar o Movimento de Schoenstatt, em particular a Juventude Masculina, por todo o Brasil. Outra parte interessante é o fato de que esse primeiro grupo era formado por apenas 4 jovens, mostra que, independente da quantidade de pessoas presentes num grupo, o essencial é a fé que cada um guarda dentro de si e a vivência que transmite com seus irmãos de grupo.”
Na celebração jubilar, um momento mais emocionante foi quando o Nathan de Oliveira Nunes, membro do Jumas Vila Mariana, selou sua Aliança de Amor e todos os presentes a renovaram. Nathan representou todos os membros do Jumas Brasil, que a cada dia se entregam à Mãe de Deus e confiam a ela suas vidas.
O Pe. Gabriel Oberle agradeceu por aqueles que fizeram a história do JUMAS, na Vila Mariana, e comentou sobre a celebração: “Foi uma Missa bem familiar e simples. Celebramos dentro do Santuário, com os membros do Jumas, alguns familiares e membros do Jumas do Jaraguá e de Caieiras. Era bonito ver que realmente a Mãe continua chamando pessoas para estar junto dela e de Cristo. Agradecemos por aqueles que fizeram parte da história, que seguiram seus caminhos levando a Mãe a lugares tão diferentes, agradecemos também por nós que estávamos alí presentes, especialmente pelo Nathan, no dia em que ia selar sua Aliança de Amor. Também confiamos a Maria o futuro do Jumas, na Vila Mariana, no Regional e em todo Brasil. Acredito que, uma vez mais, Maria tocou o coração de cada um de nós.”
A celebração foi um ato de fé e de amor, que mostrou o compromisso dos jovens, com o Santuário e com a missão de Schoenstatt. Que o céu siga tocando a terra, que a Mãe de Deus siga atraindo ao Santuário muitos corações juvenis, que cada um de seus aliados siga escrevendo essa história de graças.
Fotos: Redes Sociais