Vinícius Cruz/Ieda M. Silva – Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil celebra 15 anos com programação especial e bênção do altar histórico
No dia 22 de outubro de 2023, o Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt, Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, localizado em Jacarezinho/PR, comemorou seu jubileu de 15 anos de fundação. A festa contou com a participação de cerca de 1.200 pessoas, entre fiéis, sacerdotes, religiosos e autoridades.
O Santuário é um lugar de graças, onde a Mãe de Deus estabelece sua morada e acolhe seus filhos. Ele foi inaugurado em 18 de outubro de 2008, após um longo processo de conquista espiritual e material por parte da Família de Schoenstatt das Dioceses de Jacarezinho e Ourinhos/SP.
Para celebrar esse aniversário, foi preparada uma programação especial, que incluiu um tríduo de missas com temas relacionados à Aliança de Amor, ao Sim de Maria e à missão dos schoenstattianos. Além disso, houve uma vivência que recordou a história de Schoenstatt e seus principais acontecimentos, desde a fundação do Movimento, em 1914 na Alemanha, até a construção do Santuário em Jacarezinho.
Um dos momentos mais marcantes da festa foi a bênção do altar histórico, um presente da Família de Schoenstatt à Mãe de Deus pelo seu estabelecimento no Santuário. Esse altar tem um valor especial, pois foi usado pelo Pe. José Kentenich, fundador de Schoenstatt, em suas visitas ao Brasil entre 1947 e 1949. Ele estava desmontado, em uma fazenda de recuperação de dependentes de álcool e drogas, e foi restaurado pela Família de Schoenstatt. Agora, o altar se encontra na sala histórica do Santuário.
Ieda Maria da Silva, da Liga Apostólica Feminina, participou das comemorações e conta o que sentiu: “Para mim foi um momento de gratidão pela Mãe ter se estabelecido aqui há 15 anos. Foi um reviver e agradecer por fazer parte dessa história.”
A bênção do altar foi feita pelo Bispo da Diocese de Jacarezinho, Dom Antônio Braz Benevente, que também presidiu a missa solene, às 16 horas, concelebrada pelo capelão do Santuário, Pe. Armando José da Silva, e pelo coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, Pe. Marcelo Gonçalves Mendes.
Em sua homilia, Dom Antônio ressaltou a importância da busca pela santidade, da fidelidade à vontade de Deus e do compromisso missionário dos schoenstattianos. Ele também destacou o papel de Maria, como Mãe que acolhe e abriga seus filhos e nos ensina a fazer tudo o que Jesus nos disser.
Segundo a missionária Claudete Aparecida Salles, o momento que mais marcou nesse dia foi a espiritualidade, viver nos passos do Sr João Pozzobon, a emoção de reviver os 15 anos do Santuário e a homilia cativante do bispo D. Antônio, finalizando com o levantamento das Imagens Peregrinas. Já a Adriana Truchen, de Santa Cruz do Rio Pardo/SP, destacou a acolhida no Santuário, na vivência em que cada parte da história sendo contada e as entradas representativas do Sr. João Pozzobon, as 12 irmãs pioneiras, a Mãe Rainha, tudo muito diferente e emocionante.