Vinícius Cruz/Ir. M. Nilza P. da Silva – Vamos celebrar 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo. Por isso, o Papa Francisco convida a todos para prepararmos bem esse Ano Santo da Redenção.
O jubileu de 25 anos do século XXI é uma ocasião especial para agradecer pelas conquistas, desafios e oportunidades que marcaram as últimas duas décadas e meia. Uma oportunidade para fazer um balanço do que foi realizado desde o ano 2000, quando o mundo entrou no novo milênio com esperança e otimismo. Desde então, o mundo testemunhou avanços científicos, tecnológicos, sociais e culturais, mas também enfrentou crises econômicas, políticas, ambientais e humanitárias. O jubileu é um momento para reconhecer os sucessos e os fracassos, e para traçar novos rumos para o futuro.
Um ano de graças especiais
Cada Ano Santo é um tempo de indulgência plenária, ou seja, de remissão das penas temporais devidas pelos pecados já perdoados. Para obter a indulgência, os fiéis devem cumprir certas condições, como confessar-se, comungar, rezar pelo Papa e realizar obras de caridade. Um convite à conversão, à reconciliação e à compaixão.
Além disso, no Ano Santo o Papa abre a Porta Santa, o ato é um símbolo de Jesus Cristo, que disse: “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo” (João 10,9). Geralmente isso só acontece em ocasiões especiais, como os jubileus. Ao atravessar a Porta Santa, os peregrinos expressam sua fé e sua confiança na misericórdia de Deus. O Papa Francisco vai abrir a Porta Santa, na Basílica de São Pedro, no Natal de 2024.
Visite o site e baixe o aplicativo do Ano Santo 2025
O objetivo deste artigo é mostrar que você pode acompanhar toda as informações e programações para este Ano Santo pelo site especial JUBILEU 2025: https://www.iubilaeum2025.va/pt.html
Pode também baixar o Aplicativo do Ano Santo, pelo qual, além se se informar, é possível também se inscrever para participar nos eventos do Jubileu, no Vaticano.
– Instale pela App Store
– Instale pela Play Store
Um ano de esperança
O Jubileu é também uma ocasião para renovar a esperança diante dos desafios do mundo atual, confiando na misericórdia de Deus e na intercessão de Maria e a abertura da Porta Santa é uma oportunidade para experimentar o amor de Deus que perdoa e restaura, confiando na sua graça e na sua vontade. O Movimento Apostólico de Schoenstatt é uma expressão de fidelidade à Aliança de Amor com Maria, que nos conduz a Cristo e à sua Igreja, confiando na sua presença e na sua ação. O ano Santo é um caminho para viver esses eventos com profundidade, alegria e compromisso.
Essa vivência enfatiza a misericórdia de Deus, que se manifesta de modo especial em Maria. Schoenstatt nos convida a imitar as atitudes de Maria, que foi a primeira a acolher a misericórdia de Deus em sua vida e a transmiti-la aos outros.
Veja também:
A Carta do Papa Francisco anunciando este Ano Santo
Conheça a Logo do Jubileu 2025