Eu tenho certeza de que não há riqueza maior que o amor que há em toda missa. Em cada clamor que esse homem santo leva Deus no canto. Que transforma o coração. Quem busca a esperança no olhar de uma criança. Vê que é importante para um país uma Igreja Santa e na comunidade onde mora um Padre, o povo vive mais feliz.
“O Padre”, Pe. Antônio Maria Borges
Júlio Machado e Ir. M. Denise Mendes Ternes – O ano vocacional é uma oportunidade para agradecer! Esta foi a grande motivação para o Movimento Apostólico de Schoenstatt, da arquidiocese de Porto Alegre/RS, oferecer aos sacerdotes, um dia diferente e festivo, para renovar a alegria pelo chamado à vida sacerdotal. O convite foi para quem desejasse passar um dia diferente no centro de Schoenstatt da Capital Gaúcha.
No dia 13 de novembro de 2023, reunidos no Santuário de Schoenstatt, “Maria Coração da Igreja”, junto à Mãe e seu Filho, os sacerdotes diocesanos, que servem a Igreja local, passaram um dia de reflexão, convívio e aprofundamento de sua vocação.
A programação foi marcada por reflexões e homenagens, celebrando o Ano Vocacional. Sob a liderança das Ir. M. Denise M. Ternes e Ir. Mariana Macedo, a Família de Schoenstatt local colaborou, participou e celebrou com alegria e satisfação a vida, o serviço e a vocação dos padres que servem a Deus e ao povo como pastores, a exemplo do bom Pastor.
Na oração e vivência inicial, no Santuário, Pe. Antônio Bracht, Diretor Nacional do Movimento de Schoenstatt, no Brasil, fez algumas reflexões sobre a personalidade sacerdotal do Pe. Kentenich. Isso foi muito bem acolhido pelos participantes. Pe. José Santiago Carrión Conde, da paroquia Santa Terezinha de Butiá, agradece ao Pe. Antonio, “pela explicação sobre o carisma do Fundador. Foi marcante a sua história. Isso me tocou e marcou muito. Como Deus manifesta seu amor infinito e incondicional por meio de sinais e de pessoas,” disse ele.
No almoço, com animação musical e diversão, comemoramos a vocação dos presentes. O encontro encerrou com a celebração Eucarística, no Santuário, presidida por Dom Juarez Albino Destro, Bispo Auxiliar da Arq. de Porto Alegre, que em sua homilia fez menção ao Ano Vocacional e a importância de celebrar a entrega pessoal a Cristo e a Igreja.
Pe. José Santiago após o evento, envia uma mensagem de gratidão: “Uma das coisas que sempre admiro (em vocês) é a acolhida, o convívio com meus irmãos no sacerdócio e por nos apresentar o carisma, a espiritualidade do Movimento, como ele atinja as diversas esferas, leigos, consagrados, sacerdotes. Agradeço o cuidado pelos sacerdotes, em gratuidade. Nisso se manifesta para nós o amor de Deus. Também agradeço a Santa Missa com nosso bispo.”
Fotos: Angela Flores e Márcia Kazumi
Veja mais fotos aqui
O santuário de Schoenstatt é um lugar de reflexão para os leigos, que levam uma vida agitada no dia a dia da vida cotidiana
Dar uma passada no santuário faz a vida ficar mais leve.
Foi um dia de espiritualidade e muita alegria, não só para nossos Pastores, mas também para nós leigos que pudemos colaborar e viver esta experiência tão sublime de “passar o dia na Casa da Mãe.”
Obrigada a todos os presentes e que esta experiência seja continuada em cada ano.