A Família de Schoenstatt, em Guarapuava/PR, celebrou os 33 anos do Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt, Tabor das Vocações.
Josilda Novacoski da Silva/Aline Cristine da Silva – Em unidade com a Igreja, neste Ano Vocacional, a celebração do aniversário do Santuário foi norteado pelo lema: “Com a Mãe e Rainha, corações ardentes e pés a caminho”. No tríduo de preparação, foram enfatizadas as três graças de Romaria, que a Mãe de Deus presenteia a seus filhos, a partir do seu trono de graças. No primeiro dia, “Com a Mãe e Rainha”, a graça do Abrigo Espiritual; no segundo “Corações ardentes” e a graça da Transformação Interior e no terceiro, “Pés a caminho”, com a graça do Ardor Apostólico.
Um dia de Aliança de Amor
Em 12 de novembro, na grande celebração, os missionários da Campanha da Mãe Peregrina trouxeram as imagens peregrinas e renovaram o compromisso de continuar levando a Mãe de Deus e seu Filho às famílias. Dez missionárias selam a Aliança de Amor. A missionária Eliane Andrade, Turvo/PR, expressa sua alegria em selar a Aliança de Amor, no dia em que celebramos os 33 anos do Santuário: “Com a Aliança de Amor, a minha ligação com a Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt ficará mais forte. Creio também ser uma graça que eu recebi, como missionária da Mãe Peregrina. Esse dia ficará marcado para sempre em minha vida”
Em sua homilia, o Pe. Carlos de oliveira Egler, pároco de Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores e vigário geral da diocese de Guarapuava, ressalta a importância do Santuário e das graças de Romaria para o discernimento vocacional e a fidelidade, na atuação apostólica, seja qual for a vocação. Enfatiza também o trabalho grandioso da Campanha da Mãe Peregrina, que proporciona a tantas famílias a visita da Mãe e Rainha e seu Filho Jesus, levando as graças do Santuário.
Jesus hoje lhe diz: “Vem e segue-me”
O Santuário foi ornamentado festivamente e preparado para receber cada peregrino, que podia registrar esse momento, diante de um painel fotográfico e também deixar sua digital, junto ao símbolo do Santuário, representando assim a entrega de amor em sua vocação, seu sim filial à vontade de Deus em sua vida. Para Karina Azevedo Lopes, da Liga de Famílias de Schoenstatt, “o evento foi maravilhoso. Tudo foi pensado e organizado com muito amor e carinho, cada detalhe nos emocionava e nos conectava ainda mais com a Mãe e Rainha.”
Na bênção do Santíssimo Sacramento, à tarde, todos puderam sentir a presença de Deus e também elevar a Ele a gratidão por todos os que colaboraram para esse dia de festa. Moisés Bortolanza, que ajudou no churrasco da festa junto com seus filhos, relata: “Meus três filhos foram pioneiros de Schoenstatt e é uma alegria servir o Santuário com eles. Faz 25 anos que tempero a carne do churrasco e é importante para mim, pois é uma forma de retribuir tudo o que a Mãe Três Vezes Admirável faz pela minha família”
Nestes 33 anos, o Santuário Tabor das Vocações tem sido fonte de graças para todos. Aqui a Mãe Três Vezes Admirável os acolhe, transforma e envia, para que unidos a ela e seu Filho Jesus possam ser Santuários vivos. Assim expressa Karina Azevedo Lopes: “O Santuário para mim significa lugar de paz, de aconchego, calmaria e conexão profunda com Deus. Ao colocar os pés nesse lugar um sentimento inexplicável toma conta do meu ser.”