Um evento histórico: pela primeira vez, Superioras e Superiores Gerais de Congregações se reuniram para refletirem juntos.
Ir. M. Nilza P. da Silva – O evento aconteceu na Casa de Espiritualidade “Fraterna Domus” em Sacrofano, próximo a Roma, de 22 a 24 de novembro. Os 250 membros das Uniões Internacional das Superioras e dos Superiores Gerais (UISG) refletiram sobre a “Sinodalidade. Um renovado chamado à profecia da esperança”.
Pe. Alexandre Awi Mello, superior geral do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, comenta que foi “uma experiência verdadeiramente sinodal, que marca um momento histórico também para as nossas instituições e para a vida religiosa em geral. Tivemos a oportunidade de escutar aqueles que participaram do Sínodo e fazer uma reflexão sobre a mensagem que o Sínodo deixa, especialmente a síntese final, para a vida consagrada.”
Os superiores gerais não somente falaram sobre a sinodalidade, mas, fizeram essa experiência, por meio da conversa em pequenos grupos, em mesa redonda, unidos na súplica e na abertura para o atuar do Espírito Santo, ele que é a fonte de tantos carismas que enriquecem a Igreja. Para a Ir. Mary Barron, Presidente da UISG, “Uma dimensão importante da sinodalidade é envolver cada vez mais pessoas à medida em que se segue adiante.”
O Papa Francisco esteve presente na manhã do segundo dia para ouvir e falar com os superiores gerais. Ir. Neusa Fátima Mariano diz que o Santo Padre disse “palavras de esperança e coragem” e agradece ao Papa pelo “testemunho e proximidade com a vida consagrada”.
Pe. Alexandre fala que esse encontro foi também uma “oportunidade de ver quais são os sinais de esperança que encontramos na vida religiosa, na Igreja e na sociedade, para assim continuarmos levando adiante a nossa profecia, com atividades que fazemos em comum, diferentes comissões e também projetos que podemos realizar entre as diferentes congregações, os diferentes institutos, da vida religiosa e da vida consagrada.”
A unidade vivenciada nesses dias continuará a repercutir em cada comunidade, finaliza o superior dos padres de Schoenstatt, “porque queremos levar essa experiência sinodal ao interior de cada um dos institutos que nós representamos. Esperamos, de fato, que possamos assim continuar dando nossa contribuição nesse caminho sinodal rumo à Assembleia também do próximo ano.”
Veja no Instagram do Vaticano
Ver essa foto no Instagram
É preciso olhar para os mais pobres e o caminho é a educação. A educação é o anzol para pegar o peixe…