Ir. M. Sara Vincensi/Ir. M. Nilza P. da Silva – “É muita gratidão. Eu passei por problemas… a Mãe transformou… Só tenho a dizer: gratidão e alegria. A Mãe já me deu muitos sinais e é muita emoção poder contar com Ela!” Assim se expressa Joelma Santos Rosin, ao participar da 44ª Romaria ao Santuário Tabor Immaculata Dilexit Ecclesiam, em Santa Cruz/RS, no dia 26 de novembro, a primeira no novo espaço.
A romaria, depois de uma pausa de 3 anos pela Pandemia da Covid19 e pela transferência de local do Santuário, foi um reavivar da fé e da certeza que a Mãe de Deus está conosco e do Santuário nos ampara e abençoa.
O grande número de pessoas que caminharam, rezaram, cantaram e manifestaram a sua fé e amor à Mãe e Rainha de Schoenstatt e ao Santuário foi um marco especial, que comprova “que a Mãe quis ficar conosco em Santa Cruz do Sul e com as Irmãs, nesse novo local do Santuário e atender nossos pedidos e preces filiais. E ela sempre nos surpreende e nos ensina a confiar,” diz Dulce Meininger, da Liga de Mães de Schoenstatt.
Com Maria aprendemos a confiar
Este lema do evento iluminou a novena da Confiança que preparou a romaria. Os participantes dos Ramos do Movimento dirigiram a novena, transmitida pela Rádio Santa Cruz. Com a oração, também foi elevado ao céu muitos sacrifícios, orações e ofertas ao Capital de Graças, suplicando pela fecundidade desse dia. Entendemos sempre mais que é pela oração que crescemos na confiança. “O lema deste ano foi muito bem escolhido, ‘Com Maria aprendemos a confiar.’
É assim que queremos seguir nossa jornada como casal e pais de nossos seis filhos, confiando totalmente em sua ação educadora e entregando a ela todas as nossas dificuldades, lutas, desafios e conquistas,” diz o casal Anelise e Daniel Schaak, da União de Famílias. O desejo do casal é “que se cumpra a cada instante o plano que Deus Pai previu para nós e com Maria unidos sempre com seu Filho Jesus temos a certeza da vitória. Rezemos para que Maria atue transforme os corações e conduza todas as famílias, fazendo surgir mais e mais vocações para nossa Igreja.”
Além, da reza do terço diário no Santuário, da oração diária do Cetro e da oração da confiança rezados em família, também se realizou um ‘tríduo de sábados’, com a oração das mil Ave-Marias.
Dia de graças, de gratidão e reconciliação
O domingo, 26 de novembro, amanheceu alegre e ensolarado. Logo nas primeiras horas, muitas pessoas acorreram ao Sacramento da Confissão, oferecida na Catedral São João Batista. Esse é sempre um momento forte e de bênçãos, pois para muitos, é a preparação para o Santo Natal.
Da Catedral diocesana, pelas 9h30min, os passos, em procissão, se dirigem ao Santuário. Sobre os ombros dos filhos vai Ela, a Mãe e Rainha, distribuindo bênçãos por onde passava. Duas paradas em oração para quem mais precisa: uma em frente ao Hospital Santa Cruz, onde, foram abençoados os doentes, médicos enfermeiros e cuidadores. A outra parada foi junto a escola de ‘Educação Infantil Paraíso’, confiando à Mãe e ao Seu Filho Jesus, de modo especial, as crianças e os educadores e professores.
“Foi um momento de muitas graças e de testemunhos especiais ver tantas pessoas unidas no amor à Mãe de Deus e a Jesus, cada uma com sua história pessoal foi tocada de maneira singular por meio da Mãe e do Santuário e escutar cada testemunho, cada graça alcançada, foi muito especial e nos fez sermos gratos à nossa querida MTA pela sua presença no Santuário e pelo abrigo que ele nos traz,” relata Natália Lara, que veio de Craíbas/AL.
Ela tem um plano especial para Santa Cruz
A chegada no Santuário é emocionante. Traz para muitas lembranças para muitos, como para Anelise e Daniel: “Foi muito emocionante acompanhar o processo, desde o início. O Reino da Imaculata Dilexit Ecclesiam está renascendo. A Mãe de Deus, por ter se estabelecido aqui, tem seus desígnios e certamente um plano muito especial para nossa cidade. Sentimos especialmente em nossa família as graças atuando e enchendo nossos corações de alegria, com nossos filhos participando conosco de diversos momentos.”
O ápice da manhã, deste dia solene de Cristo Rei é a celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Leandro José Lopes, Vigário Geral da diocese, e concelebrada pelo Assistente do Movimento A. de Schoenstatt, Pe. Fabrício Niederle. Nesse dia em que se encerra, no Brasil, o Terceiro Ano vocacional, os jovens tem destaque na configuração da liturgia. No final, no Santuário acontece a consagração dos jovens e crianças à Mãe e Rainha de Schoenstatt. Muito se emocionam em ver o Santuário repleto de jovens, crianças e adolescentes rezando e se colocando sob a proteção da Mãe Imaculada.
Superou nossa expectativa
Rosibel Silva Fagundes, do setor de Comunicação da Diocese, mas, hoje não participa por causa sua profissão, mas, porque quer estar como peregrina, na casa da Mãe e Rainha: “Este dia é dedicado somente à oração e ao agradecimento, pois experimentamos muitas graças da Mãe e Rainha, em especial a cura do meu pai, que nesse dia, em gratidão, peregrinou junto comigo ao Santuário,” conta.
“A Romaria ao Santuário de Schoenstatt foi mais um momento de graças em nossas vidas. Em nossa opinião, o público que participou superou a expectativa,” finalizam Anelise e Daniel.
Fotos: Marcia Kiniphoff da Cruz e Ir. M. Sara Vicensi