Ana Cavallari/Ir. M. Nilza P. da Silva – “A Mãe de Deus realiza milagres. Gratidão por tudo que ela tem feito!” Esta expressão de alegria e reconhecimento de Luciana Tramontina, de Bela Vista do Paraíso/PR, traduz em palavras o que preenche o coração dos, aproximadamente, 300 participantes do Encontro Arquidiocesano de Coordenadores e Missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, acontecido em 19 de novembro, na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Londrina/PR.
O motivo que impulsionou todos a sair da cama bem cedinho e enfrentar a tempestade é grande: Renovar a coroação da imagem auxiliar da Mãe Peregrina, inserindo uma pedrinha na sua coroa, como símbolo de gratidão, entrega e disponibilidade para continuar a missão.
A revitalização do apostolado
Cada ano, é sorteada uma paróquia que a Mãe de Deus deseja que prepare a pedrinha para sua coroa. Essa preparação se dá pela revitalização da Campanha da Mãe Peregrina ali. Neste ano, foi Nossa Senhora da Paz e no próximo será a Paróquia Nossa Senhora da Gloria, que se movimentará para não só colocar a terceira pedrinha, mas para que haja um novo do brilho da coroa e nos corações. O objetivo é renovar a Campanha, preparando os 75 anos e mais além…. Com isso, os coordenadores e missionários dão continuidade, de modo atual e criativo, ao que o senhor João Luiz Pozzobon fazia, coroando a sua e nossa Rainha cada ano, agradecendo os prodígios que ela realiza.
Trazes contigo teu Filho que é luz…
Durante a programação do dia, fomos surpreendidos com a falta de energia elétrica e caia uma chuva torrencial. Foi também surpreendente como todos permaneceram calmos, em oração, até que a energia fosse restabelecida. Seguimos o exemplo de Maria que não só permanece ao lado de seu Filho, mas, o leva pelo mundo como luz que ilumina a escuridão do tempo. É o que testemunha a Luciana: “Ela me mostra que caminha comigo e minha família em todos os momentos, quer sejam eles de alegria ou de dificuldade e, assim me fez aumentar ainda mais a minha fé e a confiança em Deus.”
Ela é Rainha, por isso a coroamos
A espiritualidade desse dia foi conduzida pelo pároco, Pe. Alessandro Bobinton, e a Ir. M. Ivone Zenovello. A Irmã ajudou os presentes a aprofundar o conhecimento e a compreensão do que significa coroar Maria, para aumentar nosso amor a Ela e nosso compromisso com o Reino de seu Filho.
Além dos momentos de reflexão, tivemos também momentos descontraídos com surpresas, sorteios. Muitas pessoas estavam ali somente para servir e ajudar nas coisas práticas, para que tudo saísse bem. Todos unidos no “Eis-me aqui,” da Grande Missionária.
Em sua homilia, na Santa Missa, o Pe. Alessandro partilhou seu amor pela Mãe e Rainha e testemunhou que, com a ajuda dela, ele teve uma mudança de vida, pois, ela trouxe respostas para o que precisava naquele momento. Isso criou um laço forte entre ele e a Mãe de Deus, que conduz o seu ministério. Ele é um filho amado e que ama a Mãe, a todo momento fala Dela e a leva para onde ele vai. A chave de ouro foi o momento da coroação da Mãe e Rainha encerrando com a adoração e a bênção do Santíssimo Sacramento. Como sempre fez, a Rainha nos conduz a seu Filho.
Ela traz a luz de Cristo
Nesse dia, ali reunidos, vivenciamos concretamente o que significa a Aliança de Amor com Maria. É realmente a troca de corações: “nada sem vós, o nada sem nós”. Nós precisamos da Mãe e Ela também precisa de cada filho. Cada missionário que a leva sabe que temos uma Mãe que ampara e que cuida. Quando coroamos Maria, só estamos retribuindo pelo seu cuidado e seu colo nos momentos de aflição, de dor, de escuridão. Nossa Senhora traz a luz de Jesus, que nos ilumina.
“Sua presença nesse dia de encontro foi muito marcante, já desde a santa missa no início do nosso do dia. Senti que a Mãe de Deus estava juntinho de mim, presenciei um pedacinho do céu na terra. Gratidão por tudo que Ela tem feito por mim, sua pobre filha. Sim, a Mãe de Deus realiza milagres e eu sou prova viva do seu amor,” conclui a senhora Tramontina.
Fotos: Terumi Sakai