O Projeto Construindo Sonhos é uma demonstração de amor ao próximo.
Vinícius Cruz – O amor ao próximo é prova do verdadeiro amor a Deus, que se manifesta na caridade, na justiça e na paz. É o amor que se doa, que se preocupa com as necessidades dos irmãos, que se alegra com as suas alegrias e que sofre com as suas dores. É a Aliança de Amor que se traduz em obras concretas, que busca o bem comum, que promove a dignidade humana e que constrói o Reino de Deus na terra.
Construindo sonhos
“O que Deus quer de nós não é tanto o resultado do nosso trabalho, mas o amor que colocamos nele,” ensina o Pe. José Kentenich. Essa mensagem do nosso Pai Fundador, de certa forma, define o projeto “Construindo Sonhos”, do Terço dos Homens de Tianguá/CE. Uma bela iniciativa que expressa o amor ao próximo, uma consequência da Aliança de Amor, do Movimento Apostólico de Schoenstatt, levada a sério.
Unidos na oração e na mão na massa
Este exemplo de trabalho e missão de construir casas, para famílias em situação de vulnerabilidade, conta com a ajuda de voluntários, doações e parcerias. O objetivo é proporcionar moradia digna e qualidade de vida para os beneficiados, além de fortalecer os laços de solidariedade e fraternidade entre os membros do Terço dos Homens e a comunidade.
É uma das provas de como o amor ao próximo pode ser vivido na prática, seguindo o exemplo de Cristo e de Maria. Os homens do Terço se unem na oração e, literalmente, “colocam a mão na massa”, em ação, oferecendo seus dons, seus recursos e seu tempo para ajudar os mais necessitados.
Movidos pela Aliança de Amor com a Mãe e Rainha
O Sr. Ernaldo Ferreira da Silva coordena o projeto na cidade e diz que, além da missão, de construir casas, o grupo renova mensalmente seu compromisso com o Movimento A. de Schoenstatt: “Todos os meses, nós renovamos a Aliança de Amor e sempre nos reunimos para rezar o Terço. Para nós, é uma satisfação, uma alegria muito grande estarmos juntos e levar a Capelinha na casa de nossos irmãos… É a missão. É aquilo que Deus confiou a nós e temos que fazer. O sonho e o gosto de estarmos ali servindo a Deus tem feito o projeto dar certo. Eu acredito que o amor à Mãe e Rainha nos ajuda a permanecer firmes nesse propósito de amor ao próximo”.
Fazem a sua parte para a renovação do mundo
São homens que cumprem a missão, iluminados pelo Carisma de Schoenstatt, colaborando com a Igreja para a formação de personalidades livres alicerçada no amor. São pessoas fiéis a Aliança, que além de construir casas testemunham a sua fé e a sua esperança, levando a presença e as graças da Mãe e Rainha de Schoenstatt para as famílias que recebem também um teto para morar. Assim, eles realizam a sua vocação de serem instrumentos nas mãos de Maria, colaborando com ela na renovação religiosa e moral do mundo.
Portas abertas para Deus
Em cada casa construída vem também o convite para que a Mãe de Deus se faça presente nessa família, que as portas desse lar se abra a cada chegada da Mãe Peregrina, pois sabemos que a visita de Maria aquece e ilumina, da mesma forma como fez na casa de Isabel e em Belém, quando o menino Jesus, na manjedoura, abriu a porta do céu para todos nós.
Participo, há mais de 18 anos, do Terço dos Homens…