Hoje, 25 de janeiro, é dia do Carteiro. Embora a internet tenha levado muitas correspondências para as nuvens, esse profissional continua enfrentando chuva, sol, frio e calor, para que recebamos nossas encomendas, relatórios e outros documentos impressos.
Vale lembrar um fato da vida do Pe. Kentenich:
Em Vallendar, Schoenstatt, havia um carteiro. Nessa época, ele subia de carro até o Monte Schoenstatt. Mas, depois tinha que estacionar fora e caminhar uns 40 ou 50 metros, com a sua sacola de correspondência, para levar as cartas e encomendas às diferentes casas ali. Numa delas, na Schulungsheim, morava o Pe. José Kentenich.
Ele recebia muitas cartas. A correspondência aumentava sempre mais, de modo que a sacola do carteiro ficava cada vez mais pesada. Ele entregava as cartas na portaria e recebia as que deveriam ser enviadas.
Um dia, a porta estava aberta, o Pai e Fundador ia saindo e formara-se ali um grupo de Irmãs. De repente, chegou o carteiro, entregou as cartas e o Pe. Kentenich o viu. Ele deixou as Irmãs e foi falar com o carteiro, saudou-o com um aperto de mão e disse:
“Quero agradecer-lhe pelo seu trabalho. Porque graças a isso fico informado sobre o que acontece com a Família de Schoenstatt no mundo inteiro. Mas, também tenho que lhe pedir desculpas, porque desde que cheguei aqui lhe dei, com certeza, mais trabalho e a sacola pesa mais”.
Pe. Kentenich deu ao carteiro um valor em dinheiro. Esse carteiro dizia depois com orgulho: “Vejam, o Fundador veio me cumprimentar. Agradeceu-me pelo meu trabalho e até me deu uma gorjeta. Deixou todas as Irmãs que estavam ali e veio me saudar!”
Quando o Fundador faleceu e esse carteiro soube que fora aberto seu processo de beatificação, disse: “Eu apertei a mão de um santo”.
* Testemunho partilhado pelo Pe. Humberto Anwandter na Jornada Nacional de Dirigentes do Chile, realizada no Santuário de Bellavista, Santiago, em novembro de 2003.
Pelo carteiro muito amor se espalhou, muita conta chegou, muita viagens se marcou!!!
Hoje pela manhã, rezei a oração pedindo as honras dos altares pro Padre Kentenich, por tantos ensinamentos de fé, de amor a Igreja que ele nos deixou. Padre Intercede à Mae Rainha por Esse Movimento Apostólico, porque as nossas missionarias estão ficando idosas e os jovens ñ querem dar continuidade. Revela o que devemos fazer para atrair pessoas mais jovens pra da continuidade a Esse Apostolado tão belo!