Com as paredes já sendo erguidas, a Família de Schoenstatt de Maringá pôde vivenciar a abertura das atividades de 2024, ano em que será inaugurado o santuário filial.
Mariane Teles – Quem participou da abertura do ano, da Família de Schoenstatt, em Maringá/PR, no dia 04 de fevereiro, sentiu uma emoção diferente dessa vez. As pessoas presentes puderam conferir de perto o andamento das obras de construção do Santuário da Mãe e Rainha. “Sonho que se sonha sozinho é só um sonho. Um sonho que se sonha em comunidade, com muita oferta ao capital de graças se torna realidade: estamos vendo o Santuário se realizar cada vez mais,” dizem Rosely Louzada e Inez Moraes, coordenadoras da Campanha da Mãe Peregrina.
Missionários da esperança…
O evento iniciou com a animação e a retrospectiva das atividades do ano anterior, para em seguida ser apresentado um panorama geral de como está o andamento da construção e a conquista dos elementos relacionados ao Santuário. Após esse momento, o casal Pedro e Flávia Urnau, do Instituto de Famílias de Schoenstatt, foi convidado a falar sobre a primeira parte do lema “Missionários da Esperança, em Cristo, transfiguremos a realidade!”, que guiará os trabalhos do Movimento nesse ano. A segunda parte da explicação ficou ao encargo do casal Natani Dalbello e Victor Moraes, que transmitiram o sentido do “em Cristo”.
A manhã foi concluída com a santa missa, presidida pelo Pe. Donizeti Aparecido Pugin Souza, da Paróquia São Bonifácio. Uma celebração habitual que ocorre todos os primeiros domingos do mês na Capela São Bonifácio, localizada no terreno do Santuário. A abertura do ano também contou com o “Almoço na Casa da Mãe”, que juntamente com a celebração da missa, tornou-se um evento mensal da Família de Schoenstatt de Maringá, em que as pessoas podem compartilhar vínculos.
Construímos juntos o Santuário
A tarde foi marcada por momentos emocionantes, iniciando com a apresentação da terceira parte do lema pelo casal Geovani Moresco e Juliana Mewes, da Liga de Famílias. Eles conduziram uma dinâmica reflexiva sobre a distinção entre construir muros e erguer paredes em nossas vidas. Após a reflexão, os fiéis subiram em procissão até o local da construção do santuário, onde foi feita a coroação da Mãe como Rainha da Construção. Rosely e Inez afirmam que este era “o momento que tanto sonhamos, a visita a construção do santuário, que culminou com a coração de Nossa Senhora da Construção. Um momento de profunda emoção que até ficamos muito emocionadas, chegamos às lágrimas de gratidão a Nossa Senhora e a toda equipe, desde às coordenações do Movimento até os mais recentes coordenadores de grupos. Todos temos papel importante para a realização deste sonho.”
Elaine Toledo, da Liga de Famílias, relata que participar da abertura da Família de Schoenstatt de Maringá teve um sabor diferente esse ano: “após o empenho de tantas pessoas, espera e orações, ver esse ‘santuário surgindo’ agora na forma material é ser parte de uma conquista muito grande. Saber que logo estaremos abrigados no colo da Mãe, em seu trono de graças definitivamente aqui estabelecido, faz transbordar o coração de amor, fé e emoção.”
A data de inauguração do santuário será divulgada em breve.