Preparação para o tempo da quaresma
Juliana Dorigo – “Tu és pó e ao pó da terra retornarás!”(Gn 3,19). A Quarta-feira de cinzas marca o início da quaresma para os cristãos. Na Santa Missa de quarta-feira, a imposição de cinzas, em forma de cruz sobre a testa, é um símbolo de penitência, arrependimento e conversão, recordando a fragilidade da vida humana sujeita a morte. Todos somos pó e ao pó da terra voltaremos, até que o corpo seja ressuscitado de maneira gloriosa por Deus, para não mais padecer.
Em preparação para o tempo quaresmal, Pe. José Kentenich ensina como viver este momento sagrado, procurando o sentido mais profundo da paixão e morte de Jesus Cristo e da redenção, louvando também Maria por sua fortaleza ao estar ao lado de seu Filho.
“Dá que eu permaneça fiel a esta Mãe, como seu filho e inscreva profundamente o seu nome nos corações; então o sofrimento que perpassa os povos fará ressoar um jubiloso hino de redenção”. [1]
Ele também ressalta a união com o Pai, com os olhos sempre voltados para a Mãe, para que ela nos conduza como educadora. “Em ti, quero orientar-me sempre no Pai, renunciando ao abrigo deste mundo; voltar ao lar, em sagrada união contigo, os olhos presos nas mãos e no olhar da Mãe… Faze que eu me decida, sempre livremente, que só a obediência oriente meu amar e possa realizar-se em minha vida o eterno plano de amor do Pai”. [2]
Caminhemos diariamente com ela, nesse tempo de quaresma, na imitação de Cristo. Na Aliança de Amor, digamos sempre Sim às “lascas de cruz” que o Pai nos enviar, assim, colaboramos com Cristo, na salvação do mundo.
Rezemos uns pelos outros, pedindo essa força.
[1] e [2] Pe. Kentenich: Rumo ao Céu
Foto: #ArqTl cathopic
Oremos pelo nosso pastor
Papa Francisco. Saúde e vida e paz. ⚘️🌹❤️📿⛑️🕯✨️