Ir. M. Nilza P. da Silva – Cada schoenstattiano tem um grande sonho: Conhecer o Santuário Original, onde tudo começou. É emocionante ver os brasileiros chegar ali, pela primeira vez, há muitas lágrimas por realizar o que tanto se esperou. Assim foi também com Ir. M. Vanda Lucia Friedrich, natural do estado de Santa Catarina, e pertencente à Província Schoenstatt-Tabor, com sede em Atibaia/SP. Tocar o Santuário Original foi quase inacreditável… Mas, Deus preparou algo mais para ela: Há seis anos ela está quase o dia todo nesse lugar santo, pois sua missão é ser sacristã do Santuário Original, como ela mesma diz, um grande privilégio.
Ir. M. Vanda esteve de férias no Brasil, durante o mês de fevereiro, e antes de retornar, deu-nos uma entrevista:
Ir. M. Vanda, você mora em Schoenstatt e faz férias no Brasil: de Tabor a Tabor. Quando se está em Schoenstatt, como se olha para o Schoenstatt brasileiro?
Olhando para Schoenstatt brasileiro, eu o vejo como uma Família unida no ideal Tabor, de norte a sul do país. Um Schoenstatt vivo, dinâmico, engajado e atuante na igreja, especialmente por meio da Campanha da Mãe Peregrina, como raramente se experimenta em outros países. Um Schoenstatt florescente, que tem muito a oferecer para o Movimento como um todo. Creio que se resume em: Um Schoenstatt vivo, jovem e dinâmico.
Como você se sente, sendo sacristã do Santuário Original?
Eu me sinto uma pessoa muito privilegiada, embora não merecedora dessa graça de poder estar atuando dia a dia, direta e concretamente, junto à Mãe, na acolhida dos peregrinos e das pessoas que vêm visitá-la. É uma tarefa desafiadora, pela própria dinâmica de ser um lugar de Romarias Internacional, assim como o Santuário Original deve ser. Mas, também é muito gratificante poder ajudar a escrever a história de uma forma tão concreta e acompanhando a evolução, o desenvolvimento, para uma melhor Pastoral junto ao Santuário em nosso lugar de origem.
Como é a movimentação no Santuário Original?
A maior movimentação no Santuário Original acontece nos meses entre abril e outubro (primavera e verão), quando o número de peregrinos é maior, a presença de grupos, a realização de encontros nas casas e, com isso, há também mais missas celebradas ali. No período de inverno, temos bastante peregrinos individuais, não tantos grupos e, portanto, também menos missas. Atualmente, ainda é inverno na Europa, e temos três missas diárias: 6h30min, 8 horas e às 16 horas (esta é em espanhol, com exceção das terças, que é em inglês).
As preparações para a Aliança de Amor acontecem em grupos, as pessoas que se preparam e veem para selar a Aliança de Amor, em alguma ocasião, por exemplo, grupos da Liga, mães, casais, juventude. Também, se oferece a possibilidade de preparação para a Aliança de Amor, em modo online, e as pessoas são convidadas a virem presencialmente, em alguma ocasião, para selar a Aliança de Amor presencialmente.
Um grande número de peregrinações, além desses, são das missões para os diversos idiomas: polonês, espanhol, português… que também selam Aliança de Amor e são, na maioria das vezes, Missionários da Campanha da Mãe Peregrina. Há ainda as pessoas que se preparam em casa e aproveitam uma peregrinação, a chance de estar ali, no Santuário Original, para selar a sua Aliança de Amor.
De que modo a Família de Schoenstatt do mundo todo está representado no Santuário Original?
Além das nossas orações diárias pela Obra de Schoenstatt em todo o mundo, de nós que atuamos ali sermos de vários países e das peregrinações internacionais que ali chegam, procuramos representar cada país, de modo especial, quando tem alguma data importante para esse país, colocando junto ao altar a bandeirinha, uma imagem ou um símbolo que representa esse país. Mas, também nos lembramos nas preces, nas orações, quando sabemos que um país passa por dificuldades. Por exemplo, nesse tempo de guerras, diariamente, nós temos um quadro com a palavra paz, em vários idiomas, com uma vela acesa, suplicando pela paz. Dessa forma, procuramos trazer ao Santuário Original todo o povo desse país, suas aflições e suplicar por eles a intercessão da Mãe de Deus.
Diariamente, na benção da noite procuramos reunir todas as pessoas do mundo inteiro e rezar por eles. Assim, todos estão lembrados e muitas vezes até mencionados. Se há uma notícia trágica de um país, normalmente, a gente procura trazer e apresentar essa intenção à Mãe de Deus.
Qual é o horário de funcionamento do Santuário Original?
O Santuário Original está aberto, diariamente, das 6 horas da manhã até às 20h30min. Nesse período, normalmente, a sacristia também está aberta, à disposição para receber os peregrinos.
Como uma pessoa ou grupo que quer visitar o Santuário Original deve proceder?
Pode-se usar o e-mail da Info, que é o Ponto de Informação do Peregrino, ou então contactar o secretariado de língua portuguesa, para agendar sua visita. Vale a pena ressaltar aqui que também temos casas de hospedagens ali junto ao Santuário Original.
Digo isso, porque acontece, muitas vezes infelizmente, que os peregrinos chegam para visitar o Santuário, mas se hospedam em hotéis da redondeza. Isso dificulta a vinda para o Santuário Original ou até reduz o tempo disponível para poder usufruir das graças ali do lar original. É muito importante eles saberem que no lugar de fundação não há somente do Santuário Original, mas há também os pontos históricos muito importantes, como, por exemplo, a Capela do Fundador (onde Pe. Kentenich está sepultado), a Casa Padre Kentenich (na qual as pessoas conhecem os vários pontos da história de Schoenstatt diante de objetos originais daquele tempo), a moradia do Pe. Kentenich, os Centros e Santuários centrais de várias comunidades de Schoenstatt e vários outros tantos lugares. A Info oferece uma visita guiada a cada um desses lugares. Se a pessoa vem por poucas horas ou se não fica hospedado ali, reduz a possibilidade de se usufruir disso e das graças que se recebe.
Contato:
E-mail: port@schoenstatt-info.org
site: schoenstatt-info.com
Seja bem vinda. Aproveite bem as férias em terras brasileiras. Tenha uma ótima estadia, e recomposição das energias. Deus e Mãe Rainha te abençoe imensamente. Sou Estelina daqui da Paróquia Nossa Senhora das Graças Diadema – SP – Brasil. Coordenadora paroquial do movimento da Mãe Rainha. No fim de semana (03/03/2024) estávamos com as famílias na abertura das atividades com as famílias no Santuário, da V. Mariana, Tabor da Confiança. Uma benção.
Abraço fraternal.
Estive em Shoenstat em setembro/23 e fui muito bem acolhida por todas, inclusive por Irmã Vanda.
Sou missionária da Mãe Rainha desde 2000 e para mim foi uma grande honra, emoção e e alegria visitar Aquela que todos os meses me visita com Seu Filho e as mãozinhas cheias de graças.
Tive a felicidade de visitar o santuário da mãe rainha em Garanhuns Pe.
Sou missionária de um grupo da Mãe Rainha, com 30 famílias.
Irmã M. Vanda, rezem pelo Brasil que está passando por uma situação política muito difícil.