Sheila Ianesczko/Ir. M. Nelly Mendes – Com a alegria do reencontro, no dia 3 de março, a Família de Schoenstatt, em Guarapuava/PR, inicias suas atividades neste ano somando seus sonhos e assumindo, com coragem, as realizações.
Somos família!
O dia é repleto de dinâmicas e partilhas, a começar por um café compartilhado. Sheila e Victor Niczay, Dirigentes da Liga de Famílias, saúdam a todos com uma dinâmica e, por meio de um vídeo, há uma reflexão do quanto o futuro do Santuário está nas mãos de cada pessoa presente. Com as mãos dadas é possível realizar coisas incríveis. Cada pessoa ganhou e ofereceu fitas coloridas: vermelho da fé, azul da caridade ou amarelo da gratidão. Foi um momento de muita emoção e as fitas não foram suficientes… pois cada pessoa, também as crianças tinham alegria em amarrar a fita no braço de alguém. “A dinâmica, mostrou o quanto Schoenstatt é uma família e sempre temos pessoas unidas na mesma missão. Foi emocionante sentir o carinho entre as pessoas e ver que nosso Santuário tem bastante pessoas novas,” resume Bárbara Peterlini Felicio.
Missionários da Esperança, em Cristo transfiguremos a realidade!
Ir. M. Nelly Mendes explicou este lema do ano da Família de Schoenstatt no Brasil Tabor, abordando também as correntes de vida da Igreja, da Obra de Schoenstatt e da Família de Schoenstatt, em Guarapuava: Eu tenho um sonho… e você? Em seguida, os presentes receberam um porta-chaves, como sinal de saída em missão. Esse símbolo deve ser presenteado a alguma família, com o objetivo de ajudar a sua transfigurar a vida e da oração por ela, falar da Mãe e de Jesus, do Santuário e procurar ser um caminho para a família realizar um encontro pessoal com Deus, no Santuário. A apresentação das programações do Santuário ajudou para que, inclusive, cada um pudesse também pensar para que evento gostaria de trazer mais uma família.
Vamos sonhar juntos?
Ao confirmar sua presença neste dia, cada um escreveu qual é o seu sonho para o Tabor das Vocações. Aline Cristina da Silva, responsável pela comunicação, apresenta qual era o sonho da grande maioria: Crescimento, mais peregrinos, mais jovens, mais famílias, mais romarias, mais pessoas que conheçam Schoenstatt. Então, veio o grande questionamento: Vamos sonhar juntos? A realização desse sonho depende de você! Depende de nós! Juntos também continuamos com o Projeto de revitalização da Praça do Santuário, para melhorar a acessibilidade. Fabíula Kuczer expressa: “Senti que estamos num tempo novo. Estamos mais unidos pela fé!”
“Não tenhamos medo!”
Isso nos disse o Pe. Marinaldo Cheliga, chanceler na Diocese, na Santa Missa. Em sua homilia, baseado no Evangelho do dia, ele ressaltou a importância de nos perguntarmos “qual é a purificação que Jesus precisa fazer em nosso coração?” E também motivou a todos: “Abramos a porta, para que Jesus entre em nossa casa, em nosso coração, em nossa família. Não tenhamos medo de chegar a Jesus, pela confissão. Que a Mãe de Deus, com sua presença e proteção, nos ajude a celebrarmos alegremente a Páscoa da Ressurreição!”
São José, rogai por nós!
Após a Santa Missa, nós nos dirigimos ao Santuário, levando a imagem de São José e o elegemos construtor! Confiamos a ele a realização o sonho da revitalização da Praça do Santuário. Pe. Marinaldo abençoou os porta-chaves e também os pequenos sonhos (doce) que cada um recebeu, como estímulo para trabalharmos juntos, no qual continha a mensagem: “Tenham coragem! Não tenham medo de sonhar coisas grandes!” (Papa Francisco)
“(Esse dia) foi especial! Eu estava com saudades de me sentir acolhido em Schoenstatt!” Assim resume um peregrino.
Ver mais fotos
Fotos: Aline C. Silva
Edição de Texto: Ir. M. Nilza P. da Silva