Nos dias 25 e 26 de maio se realizará a primeira Jornada Mundial das Crianças (JMC), em Roma. O Coordenador Padre Enzo Fortunato diz que, em três semanas, desde que se abriram as inscrições, já há mais de 57 mil crianças inscritas: estamos recebendo uma tempestade de amor.
Michele Raviart – “Nós somos a alegria e a esperança. Somos nós a novidade do mundo. Levaremos nossa canção de paz e um sorriso para aqueles que não o têm mais”. Quem canta são as crianças do coral Antoniano, naquele que é o hino da Jornada Mundial dedicado a elas, a primeira instituída pelo Papa Francisco e que será realizada em Roma nos próximos dias 25 e 26 de maio. Dois dias de eventos que foram apresentados na sala de imprensa do Estádio Olímpico, em Roma, que também será o local da celebração do primeiro dia, com artistas de todo o mundo e a presença do Papa Francisco.
Objetivo: cem mil presenças
“Muitos e-mails estão chegando”, explica o padre Enzo Fortunato, coordenador do evento. Três semanas após a abertura do site oficial, mais de 57 mil adesões foram recebidas. É “uma tempestade de amor” para o que serão “dois dias de pureza”, reiterou, confiante de que a meta é chegar a cem mil presenças. “Ao instituir esta Jornada, o Papa foi profético”, enfatizou novamente o padre Fortunato, impressionado com os testemunhos vindos de todo o mundo, como o de um voluntário que está em Uganda há 54 anos e que expressou a alegria de poder trazer a Roma quatro crianças de oito anos.
Leia a Mensagem que o Papa escreveu para as crianças
Crianças pela paz
Até o momento são provenientes de sessenta países as crianças, enfatizou o responsável pelas relações externas do JMC, Stella Cervogni, mas o número deve aumentar. Entre os países estão o Afeganistão, a República Democrática do Congo, a Etiópia, a Eritreia e a Síria. Uma delegação chegará do norte de Moçambique, que é assolado por grupos jihadistas. As crianças enviam desenhos e testemunhos, diz Cervogni, e todos eles são mensagens de paz e diálogo. É por isso que crianças da Ucrânia, da Rússia e da Terra Santa estarão presentes.
Um evento aberto
A Jornada Mundial das Crianças, explica Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade de Sant’Egidio, que, juntamente com a cooperativa Auxilium, ajudou a organizar a Jornada com o Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé, “será um evento aberto e não fechado” e não apenas crianças cristãs, mas crianças de outras religiões estarão presentes. “Todas as crianças devem ser incluídas, especialmente as mais vulneráveis e as vítimas da guerra”, reitera Impagliazzo. O objetivo, na verdade, “é dar esperança a este mundo”. “O objetivo e a finalidade dessa Jornada são muito mais nobres do que simplesmente ganhar uma copa ou um troféu esportivo”, comentou Gianluigi Buffon, chefe da seleção italiana de futebol, que participou da apresentação junto com Marco Mezzaroma, presidente da Sport and Health, e representantes do município de Roma, da região do Lazio e de outras associações e instituições envolvidas.
O programa da JMC
A Jornada Mundial das Crianças terá início no sábado, 25 de maio, no Estádio Olímpico, das 15 às 18 horas (hora local). Nas primeiras duas horas, haverá muitos testemunhos e artistas de todo o mundo. Haverá padres de Buenos Aires e Ibrahima Balde, o jovem migrante que é o autor do livro “Little Brother” (Pequeno Irmão), mencionado com frequência pelo Papa. Entre os artistas italianos, confirmou o coordenador adjunto Aldo Cagnoli, estarão o ator Lino Banfi, o apresentador Carlo Conti e os cantores Gianni Morandi e Mr Rain. No domingo, 26 de maio, o encontro será na Praça São Pedro, onde, às 10h30min, (hora local) o Papa Francisco presidirá a Santa Missa.
Visite o site da JMC
Fonte: VaticanNews
Deus abençoe com os Dons do Espírito Santo a Coordenação e todas as crianças e famílias que vão participar da JMC Roma 2024. Maria Santíssima passe na frente com Jesus Cristo e São José!!!