Suellen Figueiredo/Ir. M. Nilza P. da Silva – Dom Gil Antônio Moreira, bispo referencial para o Terço dos Homens da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB), em 22 de fevereiro, nomeou, para um período de 4 anos, Pe. Argemiro Ferracioli, Secretário Especial do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR), para o todo o território brasileiro. O Pe. Vandemir Meister continua a ser Coordenador Nacional. (Documento de nomeação) Pe. Argemiro nos fala sobre isso:
Como o senhor vê essa nomeação? Em que isso pode colaborar para o THMR?
A nomeação dá mais credibilidade para o THMR porque, podemos dizer que é um apoio maior, dá mais visibilidade e também é um reconhecimento da CNBB.
Na minha opinião, isso ajuda também as pessoas a terem uma referência nacional sobre a fundação de terço dos Homens Mãe Rainha, e pode ajudar a se expandir mais.
Além disso, a minha nomeação, que sou do Movimento de Schoenstatt, dá mais credibilidade. Quem mais ganha é o próprio Terço dos Homens Mãe Rainha. Eles já falam: “Nossa! Muda até o título da gente: Nosso diretor espiritual é nacional.” Então, posso dizer que deu uma elevada neles, na forma de se ver, porque a Igreja também os reconhece. Quando eles ficaram sabendo, houve muitas reações deles me enviando saudações.
Qual é a função do Secretário Especial do THMR?
É representar o THMR perante a Igreja no Brasil, especialmente perante os bispos. Por exemplo, quando tiverem dúvidas sobre algo do THMR: Onde ele surgiu, se é realmente, aqui em Olinda/PE, qual é a nossa espiritualidade, nosso Manual, Logomarca… enfim, o que eles quiserem saber. Com o Secretário Especial Nacional, eles tem quem pode responder “com autoridade” podemos dizer assim. Não vou ter que ir à Brasília nas reuniões da CNBB, posso responder online. Ou talvez eu tenha que me manifestar uma ou outra vez.
Outros grupos de Terços dos Homens também tem seu Secretário Especial?
A minha nomeação não tem influência em outros grupos do Terço dos Homens, que não são da Mãe e Rainha de Schoenstatt, a não ser que eles me procurem. Nós do THMR estamos bem estruturados, temos uma Secretaria Nacional, uma organização que segue a organização dos Regionais da CNBB. Acho que por isso também houve esse interesse da CNBB, pelo terço do Homens Mãe Rainha e não por outros, porque, que eu saiba, nenhum outro tem uma estrutura assim. Só nós, por exemplo temos um Manual Oficial.
Leia também: Como surgiu o Terço dos Homens no Brasil
Ajuda a fortalecer a identidade…
Essa nomeação é muito boa ainda porque traz para a Olinda, para o nosso Santuário, o início do Terço dos Homens. As pessoas vão reconhecer mais que aqui foi o berço, que temos essa identidade. Isso nós sempre buscamos fazer. Mas, agora, por assim dizer, “fica mais sacramentado”.
Visite também o site oficial do THMR
Parabéns Pe Argemiro por mais essa exigência da CNBB!…você é muito capaz de representar o THMR!…conte com minhas orações e contribuições ao capital de graças,pois nossa Mãezinha lhe AMA eternamente e lhe quer sempre atuante!…grande abraço!📿🙌😍
Que o espírito santo esteja sempre a iluminar, para que diga sempre seu sim a nossa mãezinha intercedendo por nós através do santo terço dos homens…
com esta nomeação o movimento terço dos homens ganha o apoio dos sacerdotes e bispos para levar a ter os homens rezando o terço em grupos em todas as paroquias e comunidades ?