Ir. M. Rosequiel Fávero – No final de semana de 9 e 10 de março, se reuniram em Santa Maria/RS, 85 coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, de oito dioceses do Rio Grande do Sul, com a missão de traçarem metas para seu trabalho apostólico em 2024.
Renovar ou renovar
Na sua palestra, Ir. M. Claudete Rauen apresentou a grande missão da Campanha da Mãe Peregrina, mas também apontou para as dificuldades e desafios da atualidade. “Vivemos num tempo de acomodação, onde se coloca muito a culpa na pandemia. Sempre de novo vem a desculpa: ‘Mas a pandemia…’ Esta acomodação e desânimo também sentimos em nossas fileiras. Vemos o envelhecimento de missionários e coordenadores. Chegou o momento de renovar: renovar mentalidade, forças e também conquistar jovens para o grande apostolado da Mãe Peregrina”.
Como responder a estes desafios?
A coordenadora Vera Lúcia Antunes, de Rio Grande/RS, responde: “Precisamos responder os desafios de hoje, primeiro nos atualizando para poder acompanhar as novas realidades, tanto de tecnologia quanto à nossa maneira de olhar o trabalho que vem sendo feito até aqui. Precisamos adotar um olhar que acompanhe os novos tempos. É preciso continuar valorizando os missionários mais idosos que já temos, mas também conquistar pessoas mais jovens, para irem assumindo esta missão e assim irmos renovando a Campanha”.
Ecos do Encontro Nacional de Coordenadores
Num momento muito familiar, os coordenadores que participaram do Encontro Nacional, realizado em setembro de 2023, em Atibaia/SP, contaram e emocionaram os participantes da jornada. Semelhante ao que aconteceu no ano passado, uma vivência recordou a missão da Campanha da Mãe Peregrina, de ajudar Maria a levar a luz da esperança, Jesus Cristo, à humanidade.
Diante do Santuário Tabor, lamparinas foram acesas, como expressão desta luz, e todos renovaram a Aliança de Amor com a Mãe e Rainha de Schoenstatt, entregando-se novamente como instrumentos em suas mãos.
“Podemos sentir nesta jornada o Espírito Santo agindo em nós”, disse Ceci Moreira da Silva, de Uruguaiana/RS, “dando-nos aquela ‘sacudida’, para o nosso Movimento se renovar”, “espelhados em João Pozzobon, vamos renovar a Campanha na missão com a Mãe Peregrina infanto”, disse Jurema Gomes Moreira, de São Borja/RS; “sendo burrinho de Nossa Senhora, como disse João Pozzobon”, completou Izolda Pazini, de São Francisco de Assis/RS.
Com o espírito missionário revigorados, os coordenadores renovaram seu compromisso junto da Mãe Peregrina Original, na capela do Centro Mariano, e partiram revigorados para suas dioceses.
Clique para ver mais fotos
Q maravilha eu quero estar onde a mãe está não tem Maria sem Jesus onde ela está Jesus e José estão aleluia glória a Deus eu amo a Sagrada família Maria peregrina rogai por nós