25 anos: Uma história de Esperança
Ir. M. Isabel Machado/Ir. M. Nilza P. da Silva – Já ouvimos muitas vezes que “jubileus são tempos de graças especiais!” O que dizer, então, de um Jubileu que acontece no contexto do grande jubileu do Ano Santo? Sem dúvidas, é um tempo forte da Esperança.
É o que tem vivido a Família de Schoenstatt, em Brasília, no Ano Jubilar de prata da consagração do Santuário Tabor da Esperança (19.3.2000-19.3.2025). Ao planejar como viveriam esse ano, receberam a sugestão do Arcebispo Militar, Marcony Vinícius Ferreira, de realizarem um tríduo de celebrações, para entrar no Ano da Graça, e com o auxílio dele também foi concedida a indulgência plenária a todo aquele que peregrina ao Santuário nesse ano, com as devidas condições para adquirir esse dom.
Maria, luz da Esperança, caminhamos contigo!
As propostas do Arcebispo foi acolhida com muito júbilo por todos os ramos e inciativas apostólicas de Schoenstatt, que rapidamente formou várias comissões e reuniu voluntário para que a abertura do ano jubilar fosse um grande louvor à Deus por tudo o que realiza, por meio da Mãe e Rainha, nesses 25 anos de história.
O lema “Maria, luz da Esperança, caminhamos contigo!” acompanha o ano jubilar e de alguma forma procuramos que seja vida também para os muitos peregrinos que visitam nosso Santuário. Nas reuniões com representantes de todas as equipes era muito visível a alegria e a disposição para ajudar.
Purificados para acolher a graça
Ir. M. Isabel conta: “Antes de iniciar o Ano Jubilar, como Família do Tabor da Esperança, rezamos juntos uma Via Sacra de Expiação. Em espírito de união, como Família de Schoenstatt, cada agrupamento pediu perdão por aquilo que, nesses anos de história, deveria ter feito e não conseguiu. Com isso, pedimos que, por este Santuário jorrem sempre novas graças e sejam abertos e fecundos caminhos para nós e a todos que visitam o Tabor da Esperança.”
Vivian Fregonesi partilha: “Esse foi um momento de grande ardor pela missão, comprometimento e entrega de cada um que estava presente. Terminamos a Via Sacra com os corações cheios de Esperança e com o sentimento de que realmente fazemos parte dessa história, como uma única Família.”
Em cada dia do tríduo houve a possibilidade de confissões no Santuário. Vários capelães militares e outros Sacerdotes se colocaram à disposição atendendo os peregrinos, que formaram grandes filas, para receber o Sacramento do Perdão e assim poderem receber a indulgência plenária.
É dada a abertura do Ano Jubilar
No dia 16 de março, na frente de nosso Santuário, é lida a entrega jubilar, pela Comunidade das Irmãs de Maria de Schoenstatt, portadoras jurídicas do Santuário, e o Pe. Érico Pitágoras, capelão do Santuário, proclama a leitura do Decreto da Indulgência Plenária, seguido pelo toque solene da trombeta e o replicar do sino.
Em seguida, rezando a “Ladainha Mãe da Esperança”, todos se dirigem em procissão para a tenda, levando a Imagem Peregrina Auxiliar da Arq. de Brasília e muitas bandeiras. A primeira Missa do ano jubilar é presidida por Dom José Francisco Falcão, Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil. Em sua homilia, ele motiva os presentes a viver bem o tempo de quaresma.00
Fotos: Neto Lima
Bom dia! A visita ao Santuário é específica a um Santuário ou a todos os santuários da Mãe Rainha no mundo?
Obrigada pela atenção!
Resp: A indulgência é só para o Santuário de Brasília, Tabor da Esperança, pelo seu ano jubilar.
Tivemos o privilégio de participar do Tríduo: missas, confissão e peregrinação (de bicicleta da Asa Norte até o Santuário Tabor da Esperança). Os Bispos do Ordinariado Militar, nosso querido Padre Érico e as irmãs (que homenageamos na pessoa carismática da Irmã Isabel), assim como cada membro (diácono, lideranças das ligas, apostolados, messes, etc) merecem todo apoio, admiração e gratidão.
Que seja um Ano Santo, de profunda Esperança caminhando com Maria
Tivemos o privilégio, eu e meu esposo Laurindo Disegna, de participar do Tríduo: MARAVILHOSO!!!
Parabéns D. Marcony, D. Francisco, queridos Pe. Érico e Ir. Isabel!
Que Deus abençoe cada membro da comunidade! De modo especial as irmãs de Schoenstat!
Que possamos caminhar cheios de esperança com Maria neste ANO JUBILAR!!!
A Visita pode ser feita em qualquer? Qual é o endereço. Venho sempre a Brasília e quero visitar.
Resp. A indulgência é só para o santuário da Mãe e Rainha, em Brasília: https://schoenstatt.org.br/home/contato-2/contato-dos-santuarios-no-brasil/#distrito%20federal
Estive na comemoração do Triduo e foi uma linda festa. Parabéns a todos os envolvidos.
Eu fiquei com uma dúvida: Em cada visita ao santuário Tabor da Esperança em Brasília ganha-se nova indulgência plenária? Ou é uma indulgência pelo ano jubilar independente de quantas visitas sejam feitas?
Resposta: A indulgência plenária pode ser alcançada uma vez por dia, desde que se peregrine ao Santuário e se cumpra as condições para isso.
Bom dia! Que Deus abençoe a todos e que Nossa Senhora nos cubra com seu Manto Sagrado! Em uma resposta anterior foi falado que devemos peregrinar até ao Santuário e se cumpra as condições para se receber as indulgências, porém tem como explicar qual seriam essas condições?
– Fazer uma peregrinação até o Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt e recitar a oração do Senhor (Pai Nosso) e a profissão de fé (Creio)
– Confissão sacramental (dentro do espaço de um mês da peregrinação)
– Comunhão eucarística (ao menos dominical)
– Oferecer orações pelas intenções do Santo Padre, Papa Francisco (um Pai Nosso e uma Ave Maria)