Toda mãe é admirável! Elas exercem sua profissão, são parceiras, amigas e esposas, conseguem dar conta dos cuidados da casa, de cada filho, administram a vida dos pets, as compras, os prazos, complementam nas atividades escolares, são motoristas dos filhos, são catequistas, atuam em pastorais e cuidam de mil coisas… Para se fazer tudo isso, sem perder a essência de si mesma, no dia 6 de abril, 103 mães tiveram ainda mais uma atividade. Elas partiram de seis cidades mineiras e se dirigiram ao Santuário Tabor da Liberdade, Confins/MG, para o encontro geral da Liga de Mães de Schoenstatt. Sim, essas mães têm um segredo, elas vivem sua maternidade inseridas na maternidade de Maria, a Mãe, Rainha e Vencedora.
O ventre materno é o ateliê de Deus
Virgínia Maria Magalhães conta-nos que elas vivem no presente com o olhar no futuro, em preparação ao Jubileu de 80 anos do Ramo das Mães no Brasil. Isso mesmo, a sementinha do primeiro grupo, surgido em Londrina/PR, cresceu e se tornou uma árvore que estende seus ramos para todo o Brasil. “Neste ano, a Liga das Mães trabalha sua espiritualidade sob o símbolo da árvore do Carvalho, explica Virginia, refletindo sobre a dignidade.”
No dia 6, a programação se inicia com a Adoração ao Santíssimo, na qual atendem o pedido do Papa Francisco e suplicam pela dignidade das mulheres. Virginia partilha que, em seguida, a “Ir. Adriane Maria Andrade Barbosa, assessora da Liga das Mães do regional Coração Tabor, apresentou uma palestra intitulada ‘Ateliê Divino’. Salienta a dignidade de uma mãe, em cujo interior Deus fez o seu ateliê, para gerar uma nova vida.” A Irmã apresenta Santa Gianna Beretta Molla, como exemplo de maternidade e, em seguida, em grupos as mães refletem sobre três verbos que definem o ser mãe: gerar, nutrir e educar, aplicando-os na vida da família e também na responsabilidade de cada uma pela Liga de Mães.
Um ideal que empolga gerações
Zélia Barbosa, 91 anos, uma das fundadoras da Liga das Mães, na arquidiocese de Belo Horizonte/MG, partilha sobre “o árido começo do primeiro grupo, semente lançada em terra fértil, da qual colhemos hoje muitos frutos. Bárbara Linhares, 40 anos, de Itabira/MG, também partilha suas experiências.” Assim, vemos como o ideal da Liga de Mães, ser como Maria, uma Custódia Viva, portadora de Cristo, dá sentido a mães de todas a gerações.
Duas mães que participam pela primeira vez, falam sobre suas impressões. Elizama Figueiredo, de Itabira: “Gratidão por esse dia lindo, de muita luz e presença de Maria; Ela que nos alimenta na fé, nos abriga e nos presenteia com tantas graças!” Já Neci Moura Barbosa, de Mariana/MG, diz: “O encontro da Liga de Mães foi maravilhoso; percebi que é um grupo preocupado com o bem de seus filhos e esperam a felicidade e prosperidade dos mesmos, aplicando a espiritualidade e ensinando-os como ser, agir e falar.”
Mães, sementes de santidade e missão
A Santa Missa, presidida pelo Pe. Gabriel Felipe Oberle, encerra o evento. Em sua homilia, “ele trouxe à reflexão a importância de acreditar! ‘Somos como Tomé, fracos na fé! Necessitamos tocar e, mais ainda, ser tocados por Jesus. No entanto, na medida em que somos inseridos na comunidade carregada da vida nova em Cristo – centro de nossas vidas –, e reconhecemos Sua presença viva no nosso meio, o Espírito nos confirma: Ele está vivo! Cristo é a base de nossa fé! Ele é o Amor e a Misericórdia, que pode nos tornar firmes e fortes, como o carvalho, símbolo do estudo em preparação ao Jubileu dos 80 anos da Liga de Mães no Brasil!’. Ao final da celebração, Pe. Gabriel deu a bênção solene, própria do dia, e envia as mães, para levarem por onde forem as sementes de santidade e missão.”
Fotos enviadas por: Ir. Adriane Maria Barbosa
Texto de Virgínia Maria Magalhães, editado por Ir. M. Nilza P. da Silva
Que maravilha este testemunho de mulheres de Deus e educam os filhos para Deus. Quero seguir este exemplo. Como avó e bisavó que sou darei tudo por Jesus que eu amo.
Amadas de Deus que a Mãe de Deus a Virgem Maria Santíssima Cubra a todos com seu Manto Sagrado Abençoando Guardando Protegendo Iluminando Amém Aba Pai Aleluia beijos Glórias a Deus nas Alturas e Paz na Terra os homem e mulheres por Ele Amados Amém Aleluia 🙌