No final de maio será celebrado, em Santiago/Chile, os 75 anos do III Marco Histórico de Schoenstatt. O Diretor Nacional do Movimento de Schoenstatt no Chile, Pe. Gonzalo Illanes, dá uma entrevista para Karen Bueno e conta como está a preparação.
Como está com as inscrições?
Atualmente, temos 1.400 inscritos, com uma grande participação de peregrinos de fora do Chile. Cerca de 300 pessoas virão de Brasil, Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Equador e Paraguai. Para nós, foi uma grande alegria ter completado as vagas disponíveis, faltando pouco mais de um mês para o jubileu. Infelizmente, tivemos que limitar o número de participantes, por motivos de logística, pois o espaço em Bellavista não nos permite acomodar mais peregrinos.
Quais são os principais objetivos deste Jubileu?
Os objetivos do jubileu são:
– Peregrinar juntos;
– para assim abrir o coração;
– e renovar nossa Aliança de Amor com a Mãe.
Queremos, nesse dia 31 de maio, peregrinar ao Santuário de Bellavista, mas, também, a todos os Santuários do mundo, para agradecer a Maria, porque, desses locais, Ela nos ensina a seguir Jesus Cristo e a encontrar-nos com Deus em cada pessoa. Nesses dias, queremos, também, nos reunir como Família Internacional, para abrir o coração ao Espírito, pedir a Ele que nos ilumine e nos ajude a compreender melhor tanto a nossa história (passada) como o presente. Para resumir, queremos renovar juntos nossa Aliança de Amor com a Mãe e, assim, celebrar juntos esse marco em nossa história. Pediremos à Mãe que nos presenteie o dom de nos entusiasmarmos novamente pela missão que Schoenstatt tem para o nosso tempo.
Como está a preparação para as celebrações do jubileu e a participação da Família de Schoenstatt?
A preparação está bem encaminhada. Temos comissões compostas por membros dos diferentes ramos, Uniões e Institutos da Família de Schoenstatt, a nível nacional. Também temos dialogado com representantes do Movimento, de diferentes comunidades, em nível internacional. Foi um presente ver como o símbolo do jubileu está presente nos mais diversos Santuários do mundo e como as pessoas estão rezando por essa celebração. Percebemos, com muita alegria, que há um ambiente de celebração do 31 de Maio, que está se espalhando por todo o Schoenstatt internacional. Por exemplo, temos compartilhado temas de reflexão e entrevistas online que estão sendo muito bem recebidos e divulgados.
O que os peregrinos podem esperar dessa peregrinação?
A primeira coisa que gostaríamos que um peregrino, que virá para Bellavista, experimente é que esse é um momento de celebração, de comemoração do carisma, de alegria pela Aliança e pela missão que nos foi confiada. Queremos incentivar os peregrinos a fortalecerem os laços de amizade e a criarem vínculos com pessoas que talvez não conhecessem antes. De uma forma geral, queremos que seja uma grande experiência de família, na qual possamos nos sentir caminhando “um no outro”, em direção ao coração de Deus e da Mãe.
Passando para a experiência mais concreta, queremos compartilhar com vocês que, durante o Jubileu, desejamos que a espiritualidade e a vivência religiosa tenham uma atenção especial: serão oferecidas missas, nos três dias do Jubileu, com ênfase especial na missa do dia 31 de maio, por ser o dia do marco, e na missa final, no dia 2 de junho, na qual será entronizada a nova Cruz da Unidade, que será entregue ao Santuário Cenáculo, de Bellavista. Além disso, após cada missa, haverá orações e momentos de espiritualidade ao redor desse Santuário.
Com relação à temática, queremos abordar os diferentes tópicos, por meio de painéis, com convidados que falarão em suas diferentes áreas de especialização. Falaremos especificamente sobre o contexto, a mensagem e a projeção do marco do dia 31 de maio. Também queremos oferecer a possibilidade de workshops, nos quais os peregrinos serão divididos em grupos de interesse, para compartilhar de forma mais específica os tópicos que lhes dizem respeito.
Haverá algum tipo de transmissão ao vivo, para os que não poderão estar lá?
Todos os schoenstattianos do mundo inteiro são chamados a celebrar os 75 anos do 31 de Maio. Somos chamados a celebrar, em primeiro lugar, de maneira presencial. Por isso, estamos “fazendo uma campanha” para que cada Santuário, Ermida ou Família de Schoenstatt local se reúna, no dia 31 de maio para celebrar uma missa ou liturgia de “gratidão pelo terceiro marco”.
Também queremos convidar os schoenstattianos de todo o mundo a participarem das transmissões, ao vivo, que faremos de praticamente todo o jubileu. Com exceção de alguns blocos, todo o Jubileu será transmitido pelo YouTube. Portanto, na sexta-feira, 31 de maio, no sábado, 1 de junho, e no domingo, 2 de junho, você poderá se conectar à transmissão e participar da comemoração jubilar, através da conta do YouTube de Schoenstatt Chile.
Qual é o seu desejo especial para este Jubileu?
Desejo que a Mãe de Deus nos conceda, durante este jubileu, o dom de poder assumir com nova força e criatividade a nossa missão de Aliança, que nos ensina a unir vitalmente o natural com o sobrenatural, a íntima unidade do homem com Deus. Também gostaria de ver uma corrente de gratidão e envio em toda a nossa Família internacional, tomando esta celebração como uma oportunidade de reviver juntos o carisma pelo qual o Pe. Kentenich se lançou.
Fonte: sch.com