Pe. Kentenich diz que há uma “vara mágica” capaz de transformar tudo em alegria. Nos dias 20 e 21 de abril, 34 participantes da Lafs (Liga Apostólica Feminina de Schoenstatt), do Regional Missionis, se reuniram junto ao Santuário da Mãe e Rainha, Tabor da fidelidade e amor a Igreja, para a glória da Santíssima Trindade, em Cornélio Procópio/PR, para refletir sobre a alegria, como característica de quem busca a santidade. O lema nacional do Ramo, neste ano é:
Alegra-te mulher – caminha à luz de Maria rumo a santidade.
Na Santa Missa, dia 20 logo cedo, Pe. Clayton Carvalho manifesta sua alegria por celebrar com elas, vindas de Curitiba, Londrina, Arapongas, Maringá, Jacarezinho e Cornélio Procópio, todas localizadas no Paraná, o 11º aniversário de sua ordenação, pois é justamente neste Santuário que iniciou sua caminhada vocacional e neste lugar teve a certeza que Deus o quer como sacerdote.
Após uma dinâmica de integração, na qual as participantes, organizadas em grupos, olharam para algumas mulheres schoenstattianas exemplares, que viveram a beleza de seu ser feminino, segundo a espiritualidade de Schoenstatt. Em seguida, Ir. M. Iracema Betoni as convida para olhar para a mulher no plano da Salvação, à luz de Maria! “Foi uma profunda reflexão, trazida para a realidade da missão da mulher dentro do contexto e dos desafios que a mulher vive hoje na sociedade,” diz Ir. M. Jacinta Donatti.
Na tarde, as jovens da Lafs local, por meio de uma “caça ao tesouro”, apresentam às demais a história, o ideal e os projetos atuais desse Santuário e Ir. M. Jacinta apresenta as correntes de vida em Schoenstatt, pois, como ensina o Pe. José Kentenich, Deus nos fala pelas vozes do tempo, do ser e das almas. Por isso, elas também se reuniram em grupos, para identificar correntes de vida de seus locais, no Ramo da Lafs e no Regional.
Cuidando da alma e do corpo
Cristina Mascari as conduz a uma reflexão sobre o valor da vida divina em nós, com uma dinâmica na qual elas “visualizam” como as contribuições ao Capital de Graças ajudam na irradiação da graça divina. Nessa tarde, criativa e repleta de conteúdos, não faltou também uma orientação para o bem estar físico, com uma aula de pilates, dirigida por Isabele Lucateli.
A vivência dessa noite, as conduziu numa meditação sobre a importância de se cultivar a consciência de pertença. Como mulheres fomos convocadas pela Mãe e Rainha de Schoenstatt, para uma missão. Ela nos abriga, no Santuário, e nos dá a graça de conduzir outros em nosso ambiente familiar e profissional. A adoração, diante do Santíssimo Sacramento, fecha esse dia.
Alegra-te mulher!
O domingo, dia 21, inicia numa integração com a Igreja local, pela Santa Missa, na catedral Cristo Rei. A seguir, as atividades continuam no espaço do Santuário. As Liguistas de Curitiba, com sua assessora, Ir. M. Doralice de Souza, “nos presenteiam com o tema: Alegra-te mulher. Um momento dinâmico, com reflexões, orientações baseadas na espiritualidade de Schoenstatt, sobre a importância da alegria, tudo de forma muito criativa, apresentando do ‘tapete de flores’ de nossa vida e a “vara magica’’ da alegria,” conta Ir. M. Jacinta.
Renata Fertonani partilha: “Este final de semana foi uma experiência incrível para mim! O clima de comunhão e espiritualidade nos deixaram muito confortáveis para nos conhecermos e trocar experiências. Com a formação recebida pude me vincular mais com o nosso Pai e Fundador e as atividades de grupo foram enriquecedoras. Foi um momento para me abastecer e me conectar com as outras meninas do ramo. Sou grata por ter participado e espero poder contribuir para o crescimento e desenvolvimento da Lafs.”
Quando tudo está muito bom, chega a hora de descer do Tabor
Mas, para dar continuidade a essa atmosfera de família e de espiritualidade, antes de partir, as participantes sorteiam seus nomes, a fim de se apoiarem mutuamente em oração. Assim, explica Ir. Jacinta: “O coração de cada uma seja um ninho acolhedor, crescendo entre nós a vinculação como Ramo”. Para Natalia Baggio, “o encontro regional da LAFS Missionis 2024 foi uma grande graça. Um momento de reflexão e aproximação das irmãs de Ramo e da Mãe e Rainha. Pudemos enriquecer o nosso espírito para sermos mulheres fortes e iluminadas por Maria na nossa caminhada no mundo de hoje, cada vez mais nos aproximando da santidade. Além de conhecer-se melhor para ser exemplo de bondade e amor para, a cada dia, ter oportunidade de transformar vidas. Gratidão por esse encontro maravilhoso!”
Cada uma é enviada de retorno, em missão, e já na expectativa do reencontro, em 2025, que acontecerá em Maringá, em data a ser definida.
Quem leu o texto até aqui, querendo saber qual é a “vara mágica”, indicada pelo Pe. Pe. Kentenich, para transformar tudo em alegria, descubra-a neste link e a use sempre!
Texto e fotos enviados por: Ir. M. Jacinta Donatti – Edição: Ir. M. Nilza P. da Silva
Amo saber da vida “pungente” dos ramos em SCHOENSTATT. Rezo para que especialmente a LAFS sempre viva na Filialidade, que tenha uma vida alegre, criativa e de muita fidelidade e dignidade como uma pequena Maria!
Parabéns Regional Missionis pelo belo evento..
Poderíamos pensar em outro Encontro Nacional?
Achei muito importante esse Encontro é bastante oportuno , visto que no momento atual em que a mulher está sendo sendo desprezada em vários espaços, seja no trabalho , em família etc. a Mãe três vezes admirável de Shoenstat anos e’ uma luz para todos nós, já participei desse movimento do qual os ensina-nos alimentam a minha vida e me faz ficar mais forte para enfrentar os revezes da vida.