Jennifer Paula e Jéssica Fernanda Teixeira do Prado* – A oração escrita pelo Pe. Kentenich: “Assemelha-nos a Ti, e ensina-nos a caminhar pela vida tal como tu o fizeste: forte, digna, simples e bondosa, repartindo amor, paz e alegria. Em nós recorre nosso tempo preparando-o para Cristo Jesus.” (RC 609),
nos faz um convite diário para refletir:
De que forma podemos nos assemelhar a nossa querida Mãe de Deus na vida diária?
A cada despertar do nosso dia a dia, ao abrir os olhos para o mundo temos a livre decisão: Viver a nossa autenticidade plenamente na vontade de Deus ou não. A partir da nossa originalidade temos que nos assemelhar a Maria, porém trazendo na nossa realidade no dia de hoje, vivendo como Maria e se espelhando Nela, a cada despertar respondendo com amor, entrega e renúncias, tomando convicção do nosso ideal com Cristo.
Em um dos textos, o Pe. Kentenich ele nos diz:
“O mundo encontra-se num enorme processo de fermentação. Somos arrancados da suave tranquilidade de outrora e imersos na inquietude e na insegurança do que nos pode sobrevir. E imaginamo-nos a vida de Maria como um constante caminhar em meio a prados floridos: livre de conflitos e lutas interiores, livre da insegurança e da angústia. Isto, porém, contradiz a crua realidade”[1]
Engana-se acharmos que a vida de Maria foi um “jardim de flores”. Foi com caminhos que levavam a fé e ao amor diante de tantas angústias, incertezas e renúncias, mesmo em grau maior do que nosso.
E nós como respondemos diariamente, com amor ou reclamações?
Nunca estaremos sozinhos
Conhecendo as nossas necessidades, sabemos que iremos vivenciar angústias, alegrias e incertezas, de forma que não temos um manual pronto. Mas, Maria nos ensina que é possível passar pelas situações e que nunca estaremos sozinhos, pois temos um Pai que nos ama e nos acolhe. E com amor possamos responder, pela nossa Aliança de Amor, com atitudes cristãs para enfrentar as adversidades do tempo. Que tenhamos uma harmonia entre o pensar, o falar e o agir no nosso ser mulher para cada situação da nossa vida pessoal, para aceitar e seguir a Cristo com todo o nosso coração e assim estaremos plenamente felizes.
Dirigimo-nos a Maria
Maria evidenciou em toda a sua trajetória de vida, a sua grandeza em responder as situações com a sua originalidade, personalidade e fidelidade para Deus. E assim, no nosso ciclo de vida familiar, escolar e trabalho, podemos pedir a graça diariamente para nos assemelhar como Ela.
E por fim, para fecharmos a nossa reflexão o Papa João Paulo II nos diz: “Dirigimo-nos a Maria para a honrar, para pedir a sua intercessão, para aprender a imitá-la, para sermos verdadeiros discípulos de Jesus, para fazer sempre a vontade do Pai.”
[1] Maria- Mãe e educadora (Uma Mariologia aplicada), Padre José Kentenich
* Jennifer Paula e Jéssica Fernanda Teixeira do Prado são irmãs e pertencem à Jufem, na cidade de Caieiras/SP
Linda reflexão! . Mãe dá -me a graça de me assemelhar a senhora . 🙏🏾🙏🏾💋💕😍
Texto reflexivo: Maria preciso caminhar contigo.
Parabéns gurias da JUFEM!
O texto de vocês e suas reflexões vem ao meu encontro muito perfeitamente, especialmente agora que estamos em meio ao mais perfeito caos exterior, no Rio Grande do Sul.
Seu texto “Assemelha-nos a ti, Maria” faz com que nosso intelecto ajude nosso espírito a sempre estar em sintonia com a Mãe. É desta sintonia que nasce diariamente um falar ou calar como Maria o faria, um ir ou recuar, um agir ou estacionar, bem como um tentar, com todas as forças, ser como nossa Mãe e Rainha crente na Providência divina, justa, digna, suave, forte, audaz, verdadeira …
Enfim sejamos pequenas Marias com o auxílio da nossa MTA.
Eu sou Lilian Moradora de Vila Kennedy – Bangu – RJ Sou Missionária de uma das Imagens da Mãe Peregrina Em uma Comunidade C Inúmeros desafios mas c uma Fé Permanente.Participo da Paroquia Cristo Operario Santo Cura DArs(Sao João Maria Vianey,ns Patrono.) – Pe Adriano Ns Sacerdote. Este mês de Maio Iremos ao Santuário da Mãe Peregrina p Renovarmos a ALIANÇA DE AMOR “Minha Familia a Tua + Bela Coroa.,Salve Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt