Ir. M. Nilza P. da Silva – Tempos difíceis trazem muita dor e sofrimento. Mas, também possibilitam conhecer o melhor que há em cada pessoa. É isso que vivenciamos mais uma vez em nossa Família de Schoenstatt que rapidamente se mobilizou para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. É impossível publicar tudo o que se fez, se está fazendo e vai continuar a a se fazer. Mas, como um pequeno sinal de gratidão a cada um, colocamos aqui uma pequena amostra de algumas ações. Naturalmente que há muito mais do que isso.
Santa Maria/RS
Em Santa Maria, as famílias de muitas crianças do Centro de Referência Familiar (Cefasol) sofreram perdas com as tempestades. As Irmãs e colaboradores organizaram uma campanha solicitando alimentos, colchões, roupas de cama, enfim, tudo o que pudesse ajudar, e o retorno da Família de Schoenstatt e outras pessoas foi muito rápido. Eles ficaram surpresos com a generosidade: “Fomos abençoados por amigos, parceiros e apoiadores que, voluntariamente, se uniram a nós nesta corrente de ajuda. Fomos surpreendidos com tamanha generosidade que tomou conta dos corações. Os pedidos de ajuda, amparo e acolhimento eram muitos. Cuidamos dos nossos e fomos cuidar deles. Conseguimos!” Aqui eles expressam a gratidão em forma de música.
Porto Alegre/RS
Cada dia 18, ao renovar a Aliança de Amor com a Mãe e Rainha de Schoenstatt, em seu Santuário, a Família de Schoenstatt cultiva também o vínculo com os mais necessitados. levando alimento e outros itens de necessidades básicas, para se destinam à diferentes instituições: Irmãos do Caminho (atendem a população de rua), e algumas paróquias que possuem esse serviço organizado. “Agora, com este desastre das inundações, recolhemos os mesmos: agasalhos e alimentos não perecíveis e estamos destinando aonde solicitam. No momento, a prioridade é para a paróquia em que se localiza o Santuário, porque a Vila Guaíba, que fica à beira do estuário, ficou toda inundada. Segundo o Pároco, Pe. Ricardo Xavier, são cerca de 200 famílias atingidas pelas enchentes e que precisam ser atendidas.
Mas, toda a Família de Schoenstatt está ajudando também nas diferentes frentes e em suas paróquias,” conta Ir. M. Neiva Pavlak. Além disso, há quem auxilie também com a presença física aos atingidos, para escutar, acolher suas dores, rezar e ajudar a manter a confiança.
Guarapuava/PR
Motivadas pelo lema nacional do nosso Movimento, “Como Missionários da Esperança, em Cristo, transfiguremos a realidade” Cristiane Dominico (LAFS) e Elizandra Paganini (JUFEM) lançaram a campanha de arrecadação de água para enviar para o Rio Grande do Sul, pedindo ajuda aos Ramos da Família de Schoenstatt com essa mensagem:
“Como todos sabemos o RS está passando por grande dificuldade neste momento, pensamos em ajudar de uma forma singela, mas que sem dúvidas fará muita diferença! Doe o valor de uma garrafinha de água; levaremos toda a água arrecadada até o Corpo de Bombeiros na quarta feira (08/05) para ser direcionado a todas as famílias que precisam! O pouco para nós é muito para eles neste momento! MPHC!”
A resposta é muito positiva e muita água já foi entregue, acompanhadas pela oração para que elas sejam um sinal das graças que incessantemente partem dos Santuários de Schoenstatt de todo o Brasil Tabor.
Confins/MG
Neste momento, o Rio Grande do Sul enfrenta uma situação de emergência devido às fortes chuvas que causaram enchentes e deslizamentos, deixando muitas famílias desabrigadas e necessitadas de ajuda. Diante dessa realidade, estamos unindo esforços para arrecadar doações que serão destinadas às vítimas dessas tragédias. Estaremos recebendo roupas limpas e em bom estado, água potável e produtos de higiene pessoal. Cada contribuição fará a diferença na vida daqueles que perderam seus lares e pertences. Todos são convidados a fazer parte dessa corrente de solidariedade, qualquer ajuda é muito bem-vinda. As doações são entregues no Santuário e encaminhadas ao Corpo de Bombeiros de MG. Juntos podemos fazer a diferença!
Curitiba/PR
A Família de Schoenstatt, do Santuário da Mãe e Rainha, Tabor Magnificat se uniu na arrecadação de muitos e muitos item necessários e, em parceria com uma transportador, enviou um caminhão bem carregado para o Sul. Nesse momento, solicitam que as doações sejam encaminhadas diretamente para o local da transportadora, pois esgotou o espaço para armazenamento no Santuário. “Agradecemos a todos aqueles que tiraram um tempinho do seu dia para fazer uma doação. Sua contribuição faz uma enorme diferença a milhares de pessoas que nesse momento estão precisando. Agradecemos de coração pela parceria e a toda equipe da transportadora @transheligamudancas por estar juntos por essa causa! Deus abençoe a cada um e seguimos em orações por nossos Irmãos do Rio Grande do Sul,” é a mensagem.
Solidariedade e união de destinos
Estas são apenas pequeninas amostras da mobilização solidária dos Santuários da Mãe e Rainha de Schoenstatt. Sim, uma amostra mínima, pois em todo o país há schoenstattianos se mobilizando em suas comunidades, paróquias e dioceses. A solidariedade e união de destinos, motivada pela Cruzada do 31 de maio, que é cultivada em todos os tempos, no empenho para transfigurar a realidade, agora se torna bem visível.
A perene campanha de oração, adoração e súplica diante do Santíssimo intensificou-me ainda e esse avalanche de fé também ajudam os atingidos pelas águas a receberem também a ajuda do céu.