Grupos da Liga de Famílias formada por brasileiros residentes na Europa
Ir. M. Isabel Machado – “Quantas vezes, na história mundial, as coisas pequenas e insignificantes foram a fonte de coisas grandes e das coisas maiores.” (Pe. Kentenich em 18.10.1914 – Fundação Schoenstatt)
Estas palavras do Documento de Fundação – com todas as suas justas adaptações – sem sombra de dúvidas, podem sem ser aplicadas à experiência das famílias brasileiras schoenstattianas, que vivem na Europa.
Um começo simples e insignificante
Um jovem casal brasileiro, que há pouco havia se mudado para a Alemanha, no ano de 2012 vem fazer uma visita ao Santuário Original, porque conhecia o Santuário Tabor Magnificat, em Curitiba/PR. No meio de uma conversa, sem maiores intenções, foram convidados a trazer seus amigos brasileiros para conhecerem este lugar sagrado.
Eles trouxeram seus amigos….. depois outros…. e mais outros que vinham ao Santuário e se sentiram tocados pelo convite para ouvir mais e pertencer a um grupo de Famílias que estava iniciando… Era a prova visível que quando um coração se empolga, é capaz de empolgar outros também.
O desejo de cada casal?
Encontrar caminhos para viver a fé, na Alemanha ou outros países, e encontrar pessoas com os mesmos ideais e anelos. Mesmo num país com costumes e vivências diferentes, crescer em espiritualidade e também experimentar algo do “calor brasileiro” nos vínculos.
A Mãe de Deus, a partir do Santuário Original, foi tocando pessoalmente o coração de cada um. Como Mãe, ela conhece o caminho ao coração de cada filho. Ela foi atraindo, dando respostas, despertando novas perguntas, abrindo horizontes, que somente a fé nos pode presentear. Enfim, no Santuário Original, a Mãe os ajuda a crescer na fé, na adesão à Igreja e a dar testemunho do que encontraram no carisma do Pe. José Kentenich.
Nascem os grupos
Depois de um longo caminho, com muitas conversas e diálogos, com encontros menores e maiores, pessoas que entraram e que saíram – alguns até voltaram ao Brasil, com a sua fé renovada – os laços eram estreitados, entre pessoas que, muitas vezes. se encontravam apenas pela tela do monitor. Se o ano de 2020 é marcado pelo isolamento – devido a Covid – para esses casais, 2020 é registrado também por uma proximidade ainda maior com a Mãe e Rainha de Schoenstatt, com quem eles selam a Aliança de Amor, instituindo oficialmente o primeiro grupo da Liga de Famílias brasileiras de Schoenstatt, na Europa. Este primeiro grupo tem o nome: “Justamente Nós”. Dele, cresceu o segundo grupo, “Caminhando com Maria”, e agora tem o terceiro grupo, “Família é Sagrada”.
Vida que gera vida
Atualmente, os grupos da Liga de Famílias brasileiras têm sua formação mensal online e muitos pequenos encontros presenciais por grupo e, uma vez ao ano, todos os grupos juntos se encontram em Schoenstatt, junto ao Santuário Original.
As famílias brasileiras residentes na Europa, que desejarem mais informações, podem entrar em contato conosco:
Adriano e Carla Martinelli – (+33) 6 70 87 70 76 (França)