O Encontro de Pentecostes 2024 (18 a 20 de maio) reúne, junto ao Santuário Original, 24 famílias brasileiras residentes na Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Áustria e Holanda, acompanhados pelos Assessores Ir. M. Isabel Machado, Pe. Antonio Bracht e os casais formadores Tomás e Flávia Vieira e Douglas e Vivian Moser.
No dia da Aliança de Amor, o evento se inicia no Santuário Original, com o pedido que a Mãe de Deus abra os corações para as graças destes dias e esvazie o “jarro dos corações” de tantas impressões, ocupações e preocupações, para que Deus os preencha com o “mel do Seu amor e da sua presença!”
Em seguida, na dinâmica “Passaporte da Família de Schoenstatt”, os casais conversaram sobre a família, Schoenstatt e outros temas, criando e fortalecendo vínculos. Na preparação para o encontro, os casais manifestaram o desejo de um tempo especial para o fortalecimento dos vínculos. Então, após uma tarde preenchida da espiritualidade da Aliança de Amor e do Santuário Lar, houve ainda um aprofundamento sobre o relacionamento do casal, conduzido pelo casal Douglas e Vivian, e a noite recebe os casais com um jantar romântico, com motivações para a reconquistar e aprofundar o “Primeiro Amor!” Este dia, marcado pelo cultivo de vínculos, culmina com uma noite de adoração, cada casal tinha a sua hora diante do Santíssimo.
O dia de Pentecostes inicia com a oração da Sequência ao Espírito Santo e, nessa manhã, em atmosfera de entusiasmo pentecostal, 14 famílias instituíram o Santuário Lar. Sem dúvidas, foi inesquecível receber, no Santuário Original, os símbolos do seu Santuário Lar e dali partir, impulsionados pelo Espírito Santo, como Maria e com Maria, com uma missão própria e original para o mundo de hoje.
Na programação da tarde, Tomás e Flávia trazem uma reflexão sobre o futuro das famílias, segundo o pensar do Fundador, Pe. José Kentenich. Destacam a realidade da Aliança de Amor, a importância da presença de Maria nos lares e a vida segundo a Fé prática na Divina Providência, com uma forte consciência de missão.
Como o encontro é para famílias, esses 24 casais estavam acompanhados de 33 filhos, que tinham sua programação alternativa, com os pais ou somente entre eles. No final da tarde de 19 de maio, em meio a chuva, ressoavam gritos e risos por todo lado, pois pais e filhos tinham jogos e outras recreações juntos. O churrasco, com cantos brasileiros e rodadas de danças, completa a alegria familiar e fecha o dia.
As famílias abrem o dia 20 de maio no Santuário Cenáculo, da União Feminina de Schoenstatt, com uma reflexão sobre a chegada do Pe. Kentenich, no dia 20.05.1945, livre do Campo de Concentração, e o conteúdo da oração, do livro Rumo ao Céu, “Caíram as Algemas”. Ainda nessa manhã, no Santuário Original, durante a Santa Missa presidida pelo Pe. Antonio, seis casais selam a Aliança de Amor com Maria. A troca de Amor, tão importante na espiritualidade da Aliança, é simbolizada pela entrega da rosa vermelha à Mãe de Deus e eles recebem em troca uma rosa branca. Na homilia da missa de cada dia, Pe. Antonio ressaltou a importância dos vínculos entre as famílias e da missão da família em Schoenstatt, na Igreja e no mundo.
“Esse encontro foi um meio de manter e fortalecer os vínculos entre nossas famílias, de descobrir e aprender mais sobre a espiritualidade de Schoenstatt e de compartilhar momentos de alegria e diversão. Saímos dele renovados pela chama do Espírito Santo e com o coração cheio do Amor de Maria,” resume Alexandre Lima.
Para o casal Júlio e Andressa Nogueira: “O encontro foi sinônimo de felicidade! Foi a emoção de ver ou sentir os sinais da presença real da Mãe!”
Iniciamos o evento pedindo que a Mãe de Deus esvaziasse nossos corações de tudo o que nos afastasse do Senhor. Ele os preencheu – com a ternura e a força do Espírito Santo e a intercessão maternal de Maria – com os vínculos entre as famílias, com o vínculo “de regaste” do primeiro amor entre os casais e com o vínculo filial à Mãe de Deus, pela Aliança de Amor e o Santuário Lar. Um “até breve” entre as famílias mostrava que ficou um “gostinho de quero mais” – ainda há muito a se conquistar, crescer e viver – e o desejo sincero de que no encontro do próximo ano, muito mais famílias possam fazer a experiência do “Pentecostes da Família!”
Texto: Ir. M. Isabel Machado e Grazielle AC Edição: Ir. M. Nilza P. da Silva
Fotos de responsabilidade das autoras do texto