No dia 31 de maio de 1967 a Família de Schoenstatt brasileira realizava a solenidade da bênção da Pedra Fundamental do Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, da Vila Mariana, em São Paulo/SP. Para essa ocasião, o Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, enviou sua última mensagem ao povo brasileiro, num texto que é considerado o “Testamento do Fundador” para o Brasil. Hoje esse texto continua atual e desafiador, vejamos as palavras do nosso Pai:
Espiritualmente participo das festividades realizadas. Todos nós sabemos quão importante é quando a Mãe de Deus toma posse dum lugar. Quantas vezes já experimentamos a realidade de que se nós nos esforçamos em colocar à disposição da querida Mãe de Deus, um novo lugar de Aliança, com prazer ela se prontifica a construir tantas casas quantas nós ou ela precisarmos.
Em nosso caso, o novo lugar de Aliança tem importância todo singular. Quanto estou informado pessoalmente sobre as circunstâncias do Brasil, o mundo brasileiro está à espera da Mãe de Deus, como a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, para a conquista deste país para o Bom Deus, para Deus trino.
Desde a eternidade foi planejado. Sim! O amor eterno e infinito planejou que, após o decorrer duma etapa da história da Família de Schoenstatt no Brasil, agora, neste instante, concluímos um marco de maneira tão profunda. Creio poder dizer: em certo sentido, o lançamento da Pedra Fundamental representa o término, mas também o início. (…) Término do atual desenvolvimento, pois todos sentimos que algo novo está se criando na Família.
Lembremo-nos, portanto, lembremo-nos novamente de quão agraciado foi este desenvolvimento. Lembremo-nos somente de quanto prestígio conquistamos na publicidade, no decorrer dos anos. Quiséramos recordar quantos filhos (brasileiros) a Mãe de Deus nos enviou e, pelo que posso julgar e constatar de longe, são em geral caracteres genuínos, sadios, dos quais realmente se pode esculpir algo de grande.Quero exprimir-me de outra maneira: material do qual se pode esculpir santos. Depende somente se nós somos verdadeiros escultores, se temos a capacidade de fazer tudo destes filhos que o bom Deus nos presenteou.
Queremos, pois, recordar com gratidão tudo o que o Bom Deus nos presenteou através da Mãe de Deus. Ao mesmo tempo, queremos preparar-nos para novos voos – voos para o alto, voos de águia, voos para a esquerda e para a direita. Aprenderemos sempre mais a mobilizar nossas forças e a comprovar-nos de tal maneira que possamos chamar atenção sobre nós na vasta publicidade, a fim de que a palavra e o pedido não somente se repita, mas também se realize:
CLARIFICA TE, CLARIFICA ME,
CLARIFICA FAMILIAM NOSTRAM,
CLARIFICA TOTUM ORBEM TERRARUM!
(Glorifica-te, glorifica-me, glorifica a nossa Família, glorifica o mundo inteiro!)…Mãe de Deus, abençoa o Brasil!
Espiritualmente, vejo todo o pequeno rebanho do Brasil (…) de novo estou imerso e envolto no espírito do Tabor, na proteção do Tabor, na missão do Tabor; mas lembro-me também quanta gratidão devo ao Tabor.
Que esse espírito seja conservado por todos os anos; sim, por séculos queira a Mãe de Deus usar-nos, mais e mais, como seus instrumentos. Então, “grandes coisas” serão realizadas pela querida Mãe de Deus e por seus Santuários.
Cuidaremos que não somente nossa pequena Família, mas o Brasil todo, sim, grande parte do mundo – até podemos crer que o mundo inteiro, um dia se tornará Tabor de nossa Mãe e Rainha Schoenstatt.
Esta mensagem foi gravada em Schoenstatt, Alemanha, na Casa de Formação das Irmãs de Maria, especialmente para a celebração da bênção da Pedra Fundamental do Santuário da Vila Mariana, São Paulo/SP. Foi gravada no mesmo dia da solenidade. É, de certa forma, herança do Pai e Fundador à Família de Schoenstatt brasileira, que partiu para a eternidade no ano seguinte.
2 Comentários