Em que a MTA quer nos transformar?
Pe. Nicolás Schwizer – Acredito que todos nós somos bem conscientes de nossas debilidades e limitações. Quem de nós, de vez em quando, não sofre em razão de suas faltas de caráter, de seu egoísmo e de toda sua pobreza pessoal?
Reconhecemos que nos falta muito para sermos humanamente maduros e completos. Porém, acima de tudo, estamos longe de sermos cristãos perfeitos; nos faltam muitos passos para chegarmos à santidade.
Com certeza, acredito que todos nós temos um grande anseio de crescer, de melhorar, de se superar. Queremos mudar nossa vida, nossas atitudes e nosso comportamento. Queremos nos transformar em homens diferentes, em homens mais autênticos, em homens novos. Gostaríamos de nos converter, enfim, naqueles homens que, em sonhos, ansiamos ser.
Maria nos responde a esses profundos anseios de nossa alma; a Virgem nos oferece graças espirituais bem concretas. Ela nos dá força, ânimo, estímulo para nossa transformação. Acima de tudo, Ela nos presenteia sua presença como educadora. Ela aproveita tudo para nos formar, nos transformar e nos educar.
E em que a Virgem quer nos transformar? Quer nos transformar em homens novos, à imagem de Jesus Cristo, quer dizer, em reflexos de Jesus Cristo. Ela quer nos converter – a cada um e à Família inteira – em uma aparição para nosso tempo: em santuários vivos, plenos de Cristo e de Deus.
Maria quer que sejamos homens abertos para Deus e, ao mesmo tempo, abertos também aos irmãos, homens comunitários e solidários. Quer que sejamos como Ela, homens marianos.
Porque a Virgem não é apenas nossa Educadora; Ela é, também, nosso grande modelo, reflexo insuperável de seu Filho Jesus Cristo.
Maria, Mãe e Educadora. Ela se mostrará como Mãe e Educadora da nova sociedade, quando assim lhe pedirmos. A Santíssima Virgem formou, em Nazaré, a família que é o modelo preclaro de todas as famílias. O Senhor, o Homem Novo, que veio para construir um mundo novo, para inaugurar uma Nova Criação, passou 30 anos junto a Maria, esforçando-se para viver o novo ideal cristão da família; apenas durante três anos fez suas pregações em público.
Desde então, nossa Mãe no céu não sabe fazer outra coisa: onde ela chega, cria, de forma imediata, a família; converte os homens em filhos e irmãos, que vivem na paz. Assim foi em sua vida na terra e essa é a graça que Ela, do céu, reparte agora com todos. Ela nos lembra que Cristo veio para reconciliar todos os homens, para trazer a paz e converter a todos em filhos de Deus.
Qual é, então, a nossa tarefa? Primeiro, temos de recorrer, sempre novamente, à Virgem, pedindo-lhe que nos conceda a graça da transformação. Ela tem que nos apoiar, animar e fortalecer, permanentemente.
O que devemos fazer, em segundo lugar. Sabemos que as graças estão condicionadas ao nosso próprio esforço. Temos que fazer tudo o possível para melhorarmos. De forma concreta, devemos desenvolver tudo de positivo que Deus nos concede. Devemos, também, superar e complementar o lado negativo de nosso caráter e de nossa natureza. Aqui temos, então, um campo enorme de luta e de esforço diário.
Queridos irmãos, somente por meio dessa luta cotidiana podemos avançar em nossa santidade. Por isso, pedimos a nossa Mãe e Educadora que nos conceda a força e a fidelidade para essa luta diária. Que nos conceda, também, a graça da transformação interior, para nos convertermos, mais e mais, em homens novos, em homens Marianos, à imagem de Cristo, nosso Senhor.
Tradução: Maria Rita Vianna
Rainha do Céus e da Terra Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo Salvador do Mundo Primeira Discípula de Deus Ela disse Sim ao plano de Deus para Humanidade Ela foi a Serva do Deus Altíssimo que Maria Santíssima Cubra a todos com seu Manto Sagrado Abençoando Guardando Protegendo Iluminando Amém Aba Pai Aleluia beijos ficam com Deus Amém…