Karen Bueno – A manhã deste sábado, segundo dia de jubileu em Bellavista, Chile, é marcada por debates e reflexões sobre o III Marco Histórico de Schoenstatt. O Fórum abordou os contextos e motivações para o “31 de Maio”, trazendo profissionais acadêmicos para contextualizar o ato realizado pelo Pe. José Kentenich em 1949.
Na sociedade, na Igreja, na psicologia
Cristián León analisou o período histórico e os acentos sociais da época, que incluíam, por exemplo, o surgimento da bomba atômica e a Guerra Fria. Ele diz também que não é possível entender o Pe. José Kentenich sem apontar Dachau, pois o Fundador muda após essa experiência.
A Senhora de Schoenstatt Maria Asuncion Perez-Cotapo abordou os motivos desse marco do ponto de vista da Psicologia. Ela mencionou autores contemporâneos do Pai e Fundador que trabalharam correntes de pensamento semelhantes, mas diz que a chave para o modelo de Kentenich está em sua história de vida. “A vivência pessoal do Pai é a resposta para os grandes dramas da sociedade”, diz ela.
Asuncion menciona que o Santuário é um remédio para o pensar mecanicista; a alma vai sarando de forma orgânica com as vivências, por meio de Maria.
Davi Perera refletiu sobre o contexto da Igreja em 1949, afirmando que o Pe. Kentenich deu seu passo ousado baseado em uma convicção pessoal. Ele salienta, recordando o Pe. Kentenich, que o 31 de Maio foi celebrado em um Santuário incompleto e que o caminho de santidade é também celebrar o incompleto.
31 de Maio aqui e agora
Indo dos contextos para a aplicação prática, o Pe. Raul Espina, a Ir. M. Aleja Slaughter e Benjamin Suazo falaram sobre a mensagem e a vivência do 31 de Maio.
Benjamin, como psicólogo, diz que a proposta pedagógica do Pe. Kentenich é permanente e o ajuda a conduzir seu trabalho. “A missão de Schoenstatt tem um conteúdo curador para o mundo”.
A Ir. M. Aleja aborda vários aspectos sobre a vida do Pe. Kentenich, recordando as experiências pessoais relatadas por várias integrantes de sua comunidade. Pe. Raul contribui com exemplos concretos sobre a pedagogia aplicada à vida.
Trabalhos em grupos
A tarde culminou com diversos grupos de trabalhos, sobre temas atuais e desafiadores, como a criação de filhos, a sustentabilidade, a diversidade sexual, economia e muito mais.
Na parte da noite, na Santa Missa, a homilia destacou a importância de contribuir com o Capital de Graças, em seguida, os participantes peregrinam ao Santuário, onde há a queima dos bilhetes em que estavam as contribuições ao Capital de Graças e houve muita empolgação da Família reunida ao redor do Santuário.
Veja os vídeos aqui