“Mãe Admirável, ó Mãe Peregrina
A Tua visita aquece e ilumina
Pois trazes contigo Teu filho Jesus
Que é vida, caminho, verdade e luz”
Juliana Dorigo/ Ir. M. Floriza Okuda – Assim como esse estribilho do Hino da Campanha da Mãe Peregrina (CMP), a sua visita proporciona muitas graças e bênçãos, pois ela nos conduz a um verdadeiro encontro com Cristo. Há pouco tempo, Coordenadores e Missionários da CMP, na Arq. de Brasília, foram até Santa Maria/RS, em busca de uma Imagem Peregrina Auxiliar. No momento, ela peregrina pelas paróquias da Arquidiocese. Pe. Thaisson Santarém, da Paróquia São Miguel Arcanjo do Recanto das Emas/DF, acompanhou a peregrinação. Nesta entrevista ele fala sobre a CMP e sua experiência na peregrinação.
Pe. Thaisson, o senhor incentiva a peregrinação da Mãe Peregrina Auxiliar. Como o senhor vê a contribuição da Campanha da Mãe Peregrina junto às comunidades?
Tem sido grande a contribuição da Campanha da Mãe Peregrina, pois se tornou a grande força pastoral na retomada das atividades, em meio à pandemia e até os tempos atuais. As atividades, as novenas, visitas da Mãe Peregrina tem levado o meu povo a uma fé mais firme e a uma devoção mais ardorosa para com Nossa Senhora. A alegria de receber a Mãe gera nas famílias a alegria de um grande presente: esperança de um tempo novo.
Pode falar-nos sobre sua visita em Santa Maria, onde a CMP começou?
Confesso que fiquei muito inspirado pela vida e testemunho de João Pozzobon. Deus me deu uma graça nova para o meu ministério sacerdotal, pela sua intercessão. Eu precisava dessa ousadia e vigor. Ao carregar a Imagem Auxiliar, nas bençãos que ia dando, ia percebendo o peso, a responsabilidade, os frutos, o cansaço, as tribulações… isso tudo me fez mais vigoroso em minha missão e também inspirou nossos missionários a serem mais ousados nas atividades da Campanha da Mãe Peregrina. Definitivamente não foi em vão os muitos quilômetros percorridos por João Pozzobon levando nossa Mãe e Rainha.
Tive uma experiência muito boa, pois vi que (Schoenstatt) é movido pela providência de Deus e a santidade de um sacerdote firme na confiança em Deus e Nossa Senhora, o Pe. José Kentenich e todos os que foram instrumentos para o início do Movimento Apostólico de Schoenstatt. As Irmãs de Maria e a presença de um Santuário geram um impacto tremendo na religiosidade, na cultura e na realidade local. Quantos santuários paroquiais, ermidas, sinais da espiritualidade do Movimento em Santa Maria e nos municípios vizinhos!
Como a visita da Mãe Peregrina pode ajudar a trazer mais pessoas para as atividades pastorais e os sacramentos?
A visita da Mãe Peregrina é uma grande ação evangelizadora. O que precisa ser trabalhado, junto com os missionários, é a acolhida e a instrução. Um ponto muito bom da Campanha são os textos e livretos. São bem completos e direcionam as pessoas para uma fé mais firme e madura. A Missa, no dia da Aliança de Amor, é uma oportunidade providencial para a acolhida de mais pessoas para uma vida sacramental mais fecunda.
Todas as pastorais e movimentos em minha paróquia têm sua respectiva importância. A Mãe Peregrina foi muito importante na retomada das atividades pastorais na pandemia. Ajuda muito no mês Mariano (mês de maio), com a visita da Imagem Auxiliar. Os missionários, graças a Deus, entrosam muito com as outras pastorais, para organizar esses momentos marianos. Neste momento, estão sendo uma grande ajuda na criação de uma nova capela, em uma área rural. Eles já estão organizando grupos de famílias para a visita da imagem (da Mãe Peregrina). A CMP têm sido uma grande força em nossa vida pastoral.
Fonte: maeperegrina.org.br