Encerra-se a celebração jubilar de 75 anos do 31 de Maio
Karen Bueno – O último dia das celebrações jubilares no Chile, 2 de junho de 2024, foi especialmente aguardado e preparado pela Família de Schoenstatt. Uma multidão acompanhou a entronização da Cruz da Unidade no Santuário Cenáculo de Bellavista.
A manhã iniciou com um painel refletindo sobre o “31 de Maio hoje e amanhã”. A Ir. M. Teresa Olivares, médica especialista em cuidados paliativos, mestre em bioética e professora da Faculdade de Medicina da UC falou sobre o vínculo por meio do cuidado com o próximo.
Lucas Palacios, ex-ministro da economia do Chile e membro da União de Famílias, convidou todos a colocarem-se em ação para tornar viva a missão de 31 de Maio, pois “a vida não tem uma missão, a vida é uma missão”.
Pablo Vidal, engenheiro civil e professor de pós-graduação em várias universidades, é criador da Sustenta+ e noviço do Instituto de Famílias. Ele diz que a missão do “31 de Maio” não só segue vigente, como segue urgente. É preciso descobrir que Deus está em tudo e em todos.
Dom Pedro Ossandón, atual bispo militar do Chile, contou suas experiências pessoais com a Família de Schoenstatt, que são reflexo de um viver orgânico: “Schoenstatt sempre veio ao meu encontro”. Dom Pedro salientou que “Schoenstatt não é ‘parte’ da Igreja, Schoenstatt ‘é’ a Igreja”.
Veja aqui, na íntegra:
Entronização da Cruz da Unidade
A Santa Missa de encerramento foi presidida pelo Arcebispo de Santiago, Dom Fernando Chomali, que diz: “O que seria desta região sem este Santuário? E sem os Santuários que estão em tantas partes? Seria outro Chile, porque ninguém pode calcular a imensa quantidade de pessoas que, neste lugar, se encontraram com o Senhor por meio de Maria.” Celebrando também a Solenidade de Corpus Christi no Chile, ao final da celebração aconteceu a procissão com Jesus Eucarístico até o Santuário e a bênção. A Cruz da Unidade foi entronizada em um ato solene, com muitas palmas, o som dos sinos do Santuário e a imensa gratidão por tudo que foi vivenciado ao longo desses dias.
Malas nas mãos. Chega enfim a hora de partir para milhares de peregrinos do mundo afora: das Américas, da Europa e da África.
Veja a Santa Missa e a entronização da Cruz da Unidade