Brasil, uma Família agradecida
Sueli Vilarinho – A Família de Schoenstatt brasileira tinha cerca de 50 representantes nas celebrações do Jubileu de 75 anos do 3º Marco Histórico de Schoenstatt, no Chile, realizado de 31 de maio a 2 de junho de 2024. Sueli compartilha as impressões de alguns deles:
“O Jubileu é um tempo de renovação e o futuro de Schoenstatt está aqui!” Estas foram as palavras de abertura da missa do Jubileu. A nova compreensão do 31 de maio foi o foco desses dias, a forma prática de como atuar hoje, agora. Já temos muitas informações, os painéis e oficinas foram dinâmicos. Houve uma passagem pelo ato histórico, pelo pensamento analítico e um retorno às origens, com sensível da atuação pessoal de Deus nos vínculos e nas necessidades mais urgentes da atualidade. O mundo, que cai no desvalimento humano, necessita de cuidados e esperança. Reconstruir a confiança, o respeito e a valorização humana requer tempo, resiliência e dedicação pessoal, um a um. Esta é uma oportunidade para o carisma de Schoenstatt, pela Aliança de Amor.
No último dia, no contexto das oficinas, algumas palavras-chave foram destacadas pela Inteligência Artificial “schoenstattiana”, isto é, das palavras registradas pelos participantes:
Pelas palavras dos participantes do Brasil, captadas ao final do evento, a alegria foi o sentimento principal:
“Celebrar este Jubileu foi revitalizar a alegria de ser Família de Schoenstatt. Queremos agradecer ao Pai e Fundador por toda a herança que nos deixou. Percebemos nesta celebração que continua cada vez mais vivo e mais essencial o pensamento de amar e viver orgânico. Temos que levar isso, uns com os outros. Essa é a mensagem mais forte deste Jubileu, com esta Família que é internacional e única, uma só.” Ir. M. Doralice de Souza, Curitiba/PR:
“Para nós, foi uma experiência única. É a primeira vez que fazemos uma viagem internacional, num Santuário internacional. Trabalhamos com a Campanha da Mãe Peregrina e Campanha Infanto Juvenil. Aqui estão muitos países reunidos e pudemos ver como é bonita nossa Família de Schoenstatt. Embora sejamos bem diversificados na língua, conseguimos nos entender bem, pois temos a mesma Mãe e o mesmo Fundador. Serve para estimular e incentivar a nossa missão no Movimento. Está sendo muito enriquecedor participar e irá nos ajudar, principalmente pela história, pois não amamos o que não conhecemos.” Sara e Carlos Caçador, Tremembé/SP
As irmãs Jéssica e Jenifer Teixeira, da JUFEM de Caieiras/SP, expressaram a alegria de estar presentes, pois também estiveram nas celebrações dos 70 anos do 31 de maio. Para Jessica, “estar aqui é renovar o coração, é aspirar e ver como podemos levar para os nossos locais, para nossos ramos as graças de estar aqui nesta terra santa, vivenciar o que o Pai Fundador lutou para que nós pudéssemos viver nos nossos tempos. Levo daqui um coração agradecido e espero que possamos viver este Cenáculo em nosso local do Brasil.” Jennifer diz: “Retorno daqui com um coração transformado e com novas aspirações. Aqui é possível sentir a dimensão das palavras: ‘Tire as sandálias que aqui é terra santa’. Estar um com o outro no coração de Deus é um reflexo do amor ao próximo. (Quero) levar essa missão de Schoenstatt aos nossos locais quando retornarmos ao Brasil. Levo daqui a vinculação ao próximo, como ouvimos nos temas aplicados, que possamos ser agentes de transformação”.
“Foi uma alegria participar do Jubileu dos 75 anos do 31 de Maio em Santiago do Chile. Um aspecto muito marcante para nós foi poder atualizar esse marco histórico de Schoenstatt para a vida de hoje da Igreja, do Movimento e também pessoal. Marcou-nos bastante a reflexão de que temos três aliados, neste processo de atualizar e entender melhor o 31 de maio: (1) os textos escritos sobre o 31 de Maio, ao longo destes 75 anos, que evidenciam os fatos ocorridos e como os mesmos foram sendo interpretados ao longo do tempo; (2) o tempo que já passou e que ainda passará, dando-nos mais elementos de aprendizado e novas perspectivas (neste sentido o tempo é também um grande aliado); e (3) a Igreja , que como mestra da vida cristã, vai nos ajudando na reflexão e no discernimento de nossa missão específica na construção do Reino e na vida em Aliança.” Marcos Weizenmann, Santos/SP
“Foi uma alegria poder participar do Jubileu e vivenciar com toda a Família de Schoenstatt. As oficinas mostraram a importância do Pe. Kentenich nesta vivência de Família. Nas oficinas, pudemos entender mais sobre a Obra de Schoenstatt e quão importante é para a comunidade do Chile este Jubileu. Eles são vibrantes no amor a Maria e ao Pe. Kentenich. Penso que os que participaram sairão hoje com o Espírito schoenstattiano renovado, com esta vivência única que estes 75 anos do 3º marco histórico nos proporcionaram. Levo a resiliência, a fé na Divina Providência, maior confiança de que Deus está nos olhando e Maria intercedendo por nós.” Osmir Lavoranti, Curitiba/PR