Somos habitados pelo Espírito Santo
Juliana Dorigo – “O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração” (Lc 6,45). Um coração puro é morada da bondade, reflete o que existe por dentro de cada um. Por meio da oração, é possível purificar a alma e alimenta-la de fé e esperança.
“Na oração, a alma se purifica do pecado, a caridade se alimenta, a fé se enraíza, a esperança se fortifica, o espírito jubila, a alma se derrete de ternura, o coração se purifica, a verdade se revela, a tentação é vencida, a tristeza se esvai, os sentidos se renovam, a indolência desaparece, a ferrugem dos vícios é consumida; dessa troca nascem também vivas centelhas, desejos ardentes do céu, e dentre estas centelhas arde a chama do divino amor”.[i]
Alma agraciada
Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós (Jo 15, 4). O Senhor quer que todos permaneçam sempre com Ele, para que assim, Ele permaneça conosco. Maria, como Mãe de Deus e nossa, nos leva para mais perto de Jesus. Aquele que entregar o seu coração a Mãe, ela levará ao seu Filho. “Logo, não só o Espírito Santo habita em nós, mas também o Filho e o Pai. É verdade, na luz da fé não se pode negar: a alma agraciada é, literalmente, um templo da Santíssima Trindade”. [ii]
“Logo a partir de sua conceição, a Mãe de Deus foi a eleita, a distinta, escolhida para ser a morada viva do Espírito Santo. Este esforçou-se a fazer desta Virgem puríssima uma morada digna para o Filho de Deus, a formá-la e configurá-la como tal” .iii
Batismo nos torna Santuário Vivo
Somos repletos da santíssima Trindade, é preciso abrir o coração para que ela haja dentro de cada um emanando bênçãos. “Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6,21). Pe. José Kentenich diz: “por toda a parte, queremos tornar presente a Cristo que habita em nosso coração e nele tem o seu trono. Deste modo emanarão de nós bênçãos sem fim!” iv.
O batismo nos torna Santuário, quando recebemos, por meio dele o Espírito Santo, que passa a habitar dentro de cada um, operando constantemente. “Desde que recebemos a graça batismal, todos somos igrejas do Espírito Santo. Somos habitados pelo Espírito Santo, consagrados a ele e ele opera constantemente em nós” v.
Pela Aliança de Amor com a Mãe e Rainha de Schoenstatt, ela me ajuda a zelar do Santuário que sou e, se me empenho na auto educação para ter o coração repleto de coisas boas, a partir do santuário de meu coração, ela abriga as pessoas, as transforma e as ajuda a serem missionárias. Ela cuida que a minha unidade com a Trindade Santa seja cada vez mais profunda.
“Quanto mais a Santíssima Trindade viver e reinar em nós, quanto mais estivermos unidos a ela, penetrados e imbuídos da vida divina, tanto mais ela será glorificada” vi.
[i] Santa Teresa de Ávila: Tratado sobre a oração e a meditação
[ii], iii, iv, v, vi Pe. Kentenich: Meu coração – teu Santuário