O Instituto dos Padres de Schoenstatt comunica que no dia 8 de julho de 2024, Deus chamou o Pe. José Pontes para continuar sua missão, a partir da eternidade.
Ele viveu muitos anos no Brasil, atuou como Assessor da Juventude Masculina, no estado de São Paulo, e orientou também muitas famílias. Amava o nordeste, onde atuou com o Pe. Miguel Lancastre e ajudou na edificação do Santuário. Ele é o iniciador do Terço dos Homens, Mãe e Rainha, como explica o Pe. Vandemir Meiter: “Ao visitar uma paróquia em Jaboatão/PE, Pe. Pontes deparou-se com um grupo de homens, que se reuniam para rezar o terço, diante da Imagem da Mãe e Rainha e a tinha como sua padroeira. Inspirado nessa experiência, ele teve a ideia formar um grupo semelhante, no Santuário da Mãe e Rainha, em Olinda/PE. Ele convida alguns homens, que frequentavam assiduamente o Santuário, para assumir essa ideia evangelizadora, começar a rezar o terço mensalmente, com eles”[1] e os introduz no carisma e na espiritualidade do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Pe. Miguel acompanha essa iniciativa com entusiasmo e dá continuidade, quando o Pe. Pontes é transferido para a Argentina.
Biografia:
Nome completo, José Manuel Galego de Sousa Pontes, nascido em 14 de setembro de 1942, em Lisboa/Portugal, conhece a Obra de Schoenstatt, por meio de um jovem sacerdote do Chile. Em 1966, é acolhido como candidato, na recém fundada comunidade dos Padres de Schoenstatt, e participa de vários encontros com o Fundador, Pe. José Kentenich, em Schoenstatt, incluindo um retiro especial aos seminaristas. Esses encontros marcaram toda a sua vida, como ele sempre partilhava, e o conteúdo do retiro deu a direção para sua vida sacerdotal.
Sua ordenação sacerdotal, no dia 1º de junho de 1974, acontece no Santuário de Fátima. A seguir, exerce sua missão sacerdotal na paróquia Nossa Senhora das Dores, em Santiago/Chile, dedicando-se de modo especial à comunidade mais pobre.
Dois anos após, já se encontra em São Paulo/Brasil, reside no bairro do Jaraguá e destaca-se pelo seu carisma paternal no trabalho com a juventude masculina de Schoenstatt, que ele iniciou em diversas cidades. Muitos homens schoenstattianos são lhe gratos pelo apoio no amadurecimento de sua personalidade e pelo vínculo com Schoenstatt até hoje.
Pe. Pontes acompanha o Pe. Miguel Lencastre nos primeiros anúncios do carisma de Schoenstatt, empenha-se pelo início do Movimento e a construção do Santuário Tabor da Nova Evangelização. Em seguida, é transferido para Buenos Aires/Argentina, onde, junto com o Pe. Esteban Uriburu, inicia a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, como discípulo fiel do Diácono João Luiz Pozzobon. Desde então, levou a Mãe Peregrina para muitas casas e hospitais. Tem uma preocupação especial com o acompanhamento das mães gestantes.
No início do ano 2000, passa a residir no Paraguay, onde continua sua missão e, desta vez, com um olhar especial aos pobres indígenas. Durante a pandemia pela COVID-19, sua saúde pessoal debilitou-se muito e, a conselho de seus superiores, exerceu o seu sacerdócio mais no âmbito da oração, especialmente, do Santo Rosário. Carregou as intenções de muitos nas longas horas de adoração ao Santíssimo Sacramento.
No dia 1º de junho de 2024, a Família de Schoenstatt, em Assunción, celebra o jubileu de 50º anos de sua ordenação sacerdotal, com a presença de muitas pessoas. Mas, ele já não pode estar presente, devido a fragilidade de sua saúde, que desde janeiro, decaiu continuamente.
No dia 8 de julho de 2024, dia da ordenação do Pe. Kentenich, Pe. Pontes é chamado por Deus para o reencontro com Ele, com a Mãe e Rainha e o Fundador, cujo carisma ajudou a realizar em seu seu caminho sacerdotal.
Exéquias:
Dia 9 de julho, às 12 horas, Santa Missa, no Santuário Jovem, às 13h30min, translado para Tuparendá, onde o sepultamento é previsto para as 15 horas.
Rede Social – Santuário Jovem Assuncion
Rezemos pelo seu descanso eterno e para que as sementes que plantou em tantas nações continuem a se desenvolver unindo muitos corações a Deus Pai.
Texto: Ir. M. Nilza P. da Silva, com informações dos Padres de Schoenstatt
[1] Veja mais aqui https://schoenstatt.org.br/2016/08/21/terco-dos-homens-mae-rainha/
Sou cordenador do terço dos homens na paróquia sao Pedro e são paulo na cidade de cambe pr
Rezamos o terço da mãe rainha de schoenstatt na terça feira as 20 horas