O Tabor da Fidelidade à Igreja, para glória da Santíssima Trindade está em ano da graça
“O ato de abertura da porta do Santuário, como inauguração do ano jubilar, revelou a força que nós, fiéis, quando unidos em comunhão com Cristo, criamos em comunidade evangelizadora,” partilha o casal Luís Guilherme e Maria Luísa Luchini O. Remonte, da Liga de Famílias, ao partilhar suas impressões sobre o que aconteceu no dia 7 de julho, em Cornélio Procópio/PR: a festa do 24º aniversário do Santuário da Mãe e Rainha, Tabor da Fidelidade à Igreja para a glória da Santíssima Trindade.
“O dia amanheceu com o céu claro e tempo ameno, a presença divina era tão certa quanto a luz do sol que iluminava o Santuário,” conta Ir. M. Iracema Betoni, Assessora Local. Conduzida por uma carreata, às 8h45min, a Mãe de Deus percorreu as ruas da cidade, conduzida por seus filhos e abençoando a todos.
Um lugar de encontro com Deus
Ao chegar no Santuário, essa Igreja Viva se reúne, no salão, com seu bispo, Dom Marcos José, que preside a Santa Missa, às 10h30min. “Em sua homilia, ele encheu nossos corações de fé e esperança na bondade e misericórdia de Jesus e Maria e no seu amor por todos os seus filhos e filhas,” diz Ir. M. Iracema. Ele agradeceu a presença do Santuário na diocese, dizendo: “Este Santuário é um lugar de paz, de encontro com Deus, onde nossa senhora nos acolhe e nos dá o seu amor de mãe. Nossa diocese tem aqui um lugar de oração e encontro com Deus.” Ressaltou a importância de “permanecermos unidos, vinculados a Mãe de Deus e ao Santuário, pois neste lugar ela nos leva a Jesus e nos ensina sermos peregrinos da esperança”. Incentivou a todos a se preparem para o jubileu de Prata deste Santuário, “com oração, vivendo o dia a dia em união com Cristo e nEle depositarmos a nossa fé e a nossa esperança! ”
Abre-se o Ano da Graça
“Após a Santa missa, inundados pelo Espírito Santo, nos dirigimos até o Santuário para a solenidade de Abertura do Ano Jubilar. Lá, na presença de todos os fiéis, sentimos mais uma vez uma presença forte de Jesus e Maria no meio de nós, fortalecendo nossa união como casal e nossa união com toda igreja e demais famílias lá presentes,” narram Luís Guilherme e Maria Luísa.
O canto “Eis-me aqui, Senhor”, entoado no percurso até o Santuário, despertava e expressava a atitude dessa Família de Schoenstatt, “dispostos a trabalhar juntos para levar, nesse ano jubilar, a palavra de Deus a todo aquele que dela necessita,” explica a Assessora.
Então, alguns membros da Família de Schoenstatt, com Dom Marcos e Ir. Lucia Maria Maiz, superiora das Irmãs de Maria de Schoenstatt, em Londrina/PR, abrem a porta do Santuário, ao som do badalar do sino do Santuário. O Ano Jubilar está iniciado!
Nas primeiras horas do ano jubilar, às 13h45min, a Mãe e Rainha é louvada pela oração do terço, meditando os mistérios gloriosos à luz do título da Mãe, Rainha e Vencedora três Vezes Admirável de Schoenstatt. E, em seguida, há o tradicional show de prêmios.
Compromisso jubilar
A Família de Schoenstatt se preparou, com muita gratidão, por todos os dons recebidos por intercessão da Mãe de Deus, no decurso dos 24 anos de sua atuação como Mãe, Rainha e Educadora neste Santuário. Olhando para o nosso cenário mundial da atualidade, sentiu a importância e a necessidade de refletir e se no ideal que o Pe. Kentenich expressa para a família, a Igreja e a sociedade no Hino da Minha Terra, composto por ele, no Campo de Concentração de Dachau. Cada Ramo da Família de Schoenstatt escolheu uma estrofe para descobrir e vivenciar nela a mensagem do Fundador.
Esse aprofundamento impulsiona a se empenhar para que cada espaço onde vivemos e atuamos se torne um Tabor, onde Cristo possa manifestar sua glória e sua luz.
(Texto: Ir. M. Nilza P. da Silva – Informações: Ir. M. Iracema Betoni)
Leia também: O Hino de Minha Terra
Veja mais fotos: