De 13 a 27 de julho, realiza-se na Casa das Famílias, em Schoenstatt/Alemanha, o IX Capítulo Geral do Instituto de Famílias de Schoenstatt (IFS). Participam 25 casais, 4 deles brasileiros, representando 9 países, nos quais o Instituto de Famílias está presente: Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, República Tcheca, Chile, Espanha, Paraguai e Porto Rico.
Rafael e Cristina Muñoz explicam que o Capítulo Geral do IFS se realiza a cada seis anos e este tem como lema: Cor Unum, vem e constrói. O evento é muito importante e todos os membros se ocupam com sua preparação, muitos meses antes dele se realizar em concreto. Trata-se de “um período de revisão, de visão, de projeção e também de legislação. É um momento de intercâmbio, de escuta e de renovação, de renovação da Aliança de Amor. É também tempo de eleição da Família Superiora Geral e de seu Conselho.”
Quem participa do capítulo?
A assembleia capitular é constituída por casais que representam as diferentes regiões/delegações, provenientes de diversos países, as famílias superioras das diferentes comunidades parciais e a atual Direção Geral. Os representantes do Brasil são: Marcelo e Gislaine Mafra, como Superiores do IFS, no Regional brasileiro, Luiz e Rosane Venturini e Daniel e Miriam Bueno, eleitos pela comunidade, para representar o Brasil, junto com os superiores, e o casal José Roberto e Bernadete Balan, como membros da Direção Geral do IFS.
A família Muñoz assegura que a reunião transcorre numa “atmosfera de Cenáculo, onde o Espírito Santo se faz presente. Nessa comunidade emergente brilha a luz carismática do Fundador.”
Por que ocorrem os capítulos?
“Como Instituto, compreendemos que é hora de nos renovarmos no sentido pelo qual e para o qual fomos fundados. Devemos recuperar a força criativa da fundação, sua novidade radical. É hora de reencontro com a figura do Pe. Kentenich, nosso fundador. Diante da complexidade da situação e da ambiguidade das mudanças, estamos conscientes de que as soluções oferecidas por nosso Capítulo Geral serão poucas e frágeis, teremos muito mais perguntas do que respostas, mas o importante é que saibamos nos concentrar adequadamente nas questões vitais à luz da fé, à sombra do Santuário, e com Maria caminhemos confiantes e cheios de esperança.”
Rezemos pelo Instituto de Famílias de Schoenstatt!
Leia também: O que é o Inst. de Famílias
Informações do texto e fotos: sch.com
Agradecidos pelas intenções do Pe. Kentenich e unidos na aliança com a Mãe seguimos .
Gratidão, Gratidão
Parabéns