De 27 de junho a 18 de julho, o Santuário Lar Paroquial, dedicado à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em Mauriti/CE, diocese de Crato, celebra a sua festa anual e reúne milhares de pessoas. A localidade fica no sítio Gravatazinho, distante a 18 quilômetros da cidade. O tema da festa neste ano: Em oração com a Mãe e Rainha, peregrinos da esperança”.
As festividades iniciaram-se no dia em que se celebra o falecimento de João Luiz Pozzobon, com a visita da Mãe Peregrina Auxiliar às famílias. “Cerca de 347 famílias foram visitadas,” conta o Diácono Francisco Alves de Souza. “No dia 8, teve a primeira Romaria dos coroinhas, da capela de São Miguel até o santuário paroquial, onde aconteceu o hasteamento da bandeira e a abertura da festa. De 9 a 17, foi o novenário da Romaria.”
O diácono conta que nesses dias houve várias romarias temáticas, como a dos ciclistas, dos vaqueiros, das crianças, do Terço dos homens… “Todo dia, pela manhã, houve a oração da manhã e a bênção do Santíssimo Sacramento, às 18h30min, a novena solene, e às 19h30min, a Santa Missa presidida por vários padres da nossa diocese. No dia 17, foi presidida pelo Pe. Afonso Wosny, Diretor Regional do Movimento.”
Caminhada de fé
Um dos momentos marcantes da Romaria é a caminhada que os devotos realizam durante a madrugada, saindo de suas casas com destino ao santuário. De perto ou de longe, enfrentando o frio e a distância, encontram-se na estrada e peregrinam com o mesmo objetivo: devotar o amor à Mãe Rainha, que leva ao encontro com Cristo. No santuário, são acolhidos em clima de festa, prefigurando assim a caminhada rumo à pátria celeste. É dessa forma que vê o coroinha José Wanderson, que fez o percurso de dezoito quilômetros a pé. “É muito gratificante. É uma experiência única ver muitos romeiros da Mãe de Deus fazendo esse percurso”, conta.
A primeira missa festiva, às 4 horas da manhã, foi presidida pelo Pe. Afonso. Houve missa também às 6 e às 9 horas, e a missa de encerramento, às 17 horas, com a presença de uma multidão. Francisco calcula que “aproximadamente 60 mil pessoas passaram pelo Santuário Paroquial nesse período de 8 a 18 de julho.”
A romaria sempre cresce e a fé se renova
“A Missa de encerramento foi presidida pelo Pe. Ronaldo Oliveira, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, e concelebrada pelo Pe. Aldeanes Souza, sob assistência dos Diáconos Francisco Alves e Cícero Hélio. Em sua homilia, o Pe. Ronaldo destacou a animação dos Romeiros que, desde a madrugada, caminharam em direção ao santuário para invocar novas graças e agradecer pelas já alcançadas, como também grifou os frutos espirituais para bem viver a partir de então, com o encerramento deste tempo fecundo para a comunidade. ‘A cada ano esta Romaria cresce e a nossa fé se renova. A gente volta para o dia a dia e para a nossa vida diária. Por isso, romeiros e romeiras, devotos e devotas de Mãe Rainha, que a gente saia fortalecidos, curados e alegres’, disse.
Contemplando a beleza do pôr do sol no alto da serra atrás do Altar, os romeiros participaram do sacrifício Eucarístico e voltaram para suas casas revigorados na fé e esperança de, no ano que vem, participarem de mais uma Romaria, com uma motivação ainda mais especial: vinte e cinco anos de festa,” finaliza o relato da Pascom.
Fotos: Pascom e Jean Pierre
Texto de Ir. M. Nilza P. da Silva, com informações do Diácono Francisco e da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Mauriti
Festa linda de prosperidade e alegria com orações positivas é muita bênção
Festa de amor fe testemunho.linda .participei espiritualmente. Em alguns dias.E maravilhas de Deus por intercessão de sua Mãe e Rainha.👋👋👋👋👋👋🙏🙏🙏🙏.