Missões Cristo Tabor 2024: Vinculados ao Espírito, esperança para um mundo novo!
Luiz Felipe Ricardo da Silva* – Dos dias 21 a 28 de julho de 2024, a Juventude Masculina de Schoenstatt, do Regional Coração Tabor, realizou sua tradicional “Missão Cristo Tabor”, na vibrante cidade de Petrópolis/RJ, que também acolheu a missão em 2022.
Acompanhados por seu assessor, Pe. Gabriel Oberle, e pelo Pe. Gustavo Crespo, reitor do Santuário Sião Jaraguá, São Paulo/SP, e movidos pelo inspirador lema “Vinculados ao Espírito, esperança para um mundo novo”, os missionários, guiados pelo Espírito Santo, retornaram à comunidade de Petrópolis para continuar o trabalho missionário iniciado em 2022, levando o amor de Deus e de nossa MTA aos corações, por meio das visitas às casas dos irmãos.
André Peiró, membro do Jumas Araraquara/SP compartilha um pouco de sua experiência ao missionar nas casas: “A experiência missionária é única e maravilhosa. Ir ao encontro do outro, em uma comunidade diferente da tua, levar Deus e Nossa Senhora às famílias que te recebem, receber um sorriso, uma risada, nos traz sensações únicas e maravilhosas!”
Um encontro com Santa Teresinha
Ao longo da semana, além das calorosas visitas, os missionários vivenciaram momentos intensos de oração e fortaleceram os laços entre si e com a juventude da paróquia de Santo Antônio, reforçando o espírito de unidade e vinculação. A alegria e a fé foram renovadas ao visitarem as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões, que estavam peregrinando na cidade, e ao participarem da festa de São Cristóvão, que incluiu a tradicional carreata e aspersão de água benta nos carros.
Um encontro com Guido Schäffer
Encerrando as atividades em Petrópolis, no fim de semana – 27 e 28 de julho – os jovens seguiram para o Rio de Janeiro/RJ e participaram da emocionante 4ª Romaria Arquidiocesana da Juventude. A romaria começou com missões, na praia do Recreio, onde o venerável Guido Schäffer1 faleceu. Ali tivemos um testemunho inspirador de Samir Aros, um dos melhores amigos de Guido, que compartilhou conosco a sua história com ele. Houve, então, um momento de profunda adoração ao Santíssimo Sacramento. Os jovens sentiram-se renovados em sua missão. Depois, caminharam quase 8 Km, até o Santuário Tabor Redenção da Família. No local, aconteceu a inauguração do monumento em homenagem a Guido Schäffer, com a presença de sua mãe, Maria Nazaré Schäffer.
Missionários na vida diária
No domingo, a romaria continuou com uma programação rica e intensa, no Santuário, com animações, testemunhos, Santa Missa e partilhas, fechando a semana com chave de ouro. Foi uma semana marcante de espiritualidade, aprendizado e experiências transformadoras para a Juventude Masculina de Schoenstatt, que retornaram para suas casas cheios de vigor e motivação para serem “missionários” em suas atividades diárias, crescendo em santidade e sendo o fogo do Cristo Tabor para o mundo. Que essa chama de esperança e fé, vinculada ao Espírito, inspire a todos nós a sermos testemunhas vivas de um mundo novo, cheio de amor e misericórdia.
1 Guido Schäffer – Médico, surfista e seminarista. Viveu com intensidade o Amor de Deus. Ofereceu sua medicina aos pobres e inspirado pelo “Irmão de Assis”, decidiu largar tudo para ser padre. Era um pregador incansável da Palavra e grande devoto da Virgem Maria. Por onde passava contagiava todos através de seu testemunho de vida e sua busca radical pela santidade. Morreu na Praia do Recreio, Rio de Janeiro, em 2009, aos 34 anos. Visite seu site.
*Luiz Felipe pertence à Juventude Masculina de Schoenstatt, em Confins/MG