Uma maternidade que expande…
Ir. M. Patrícia F. Lemes – Mais uma vez a Liga das Mães de Schoenstatt de diversas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Brasília -DF se reuniu para o encontro anual junto ao Santuário de Atibaia – SP. Contamos com a participação de 160 mães nos dias 17 e 18 de agosto no contexto da semana da Família e dia da vida consagrada, o que muito enriqueceu sua vocação como mulher, esposa e mãe. O encontro foi coordenado pela Liga de Mães de Arapongas que deu um toque todo especial com a equipe de organização do encontro.
Dois temas preencheram a manhã com muito enriquecimento para as mães. O primeiro foi: “A mãe que vive da oração confiante” conduzida pelo Pe. Antônio Bracht, Diretor Nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Ele recordou entre outros que a oração de uma mãe fortalece a relação familiar porque ilumina assim a realidade de sua família. Frisou que a oração é uma escola de amor e depende muito de nossa concentração em Deus. O que fazemos ao longo do dia, disto, é que depende a fecundidade de nossa vida espiritual que nos leva a santidade da vida diária. Recordou-nos também que em vista do Jubileu da Igreja no próximo ano, o Papa Francisco nos convida a uma sinfonia de oração.
Nossas Mães de Curitiba -PR, Luciana Maria Garib A. Alves e Marlene Negrelli Gabardo nos brindou com o tema: “Uma maternidade que expande!” Com um olhar a partir da maternidade de Maria perpassamos as diversas etapas que implica ser mãe. Entre tantos elementos e com criatividade elas nos despertou para ver o processo do desenvolvimento da maternidade no símbolo do ovo. Sim, ovo cujas iniciais querem dizer oportunidade, valor central e organicidade. Márcia Camilo de Guarapuava – PR resumiu este momento dizendo:
“me conscientizei sobre o precioso chamado à expansão da maternidade espiritual em nossas iniciativas apostólicas, que são sementes plantadas no coração da comunidade que com amor e dedicação, frutificam em obras de caridade e evangelização.”
À tarde partilhamos as iniciativas da Liga das Mães nos locais. Caminhadas, consagração de mães Gestantes, fuxico com Maria, trabalho social junto aos mais carentes e tantos outros. Enfim foram experiências que dão muita vida nos locais e engajamento apostólico e social no ramo das Mães.
Um momento de adoração diante de Jesus Eucarístico, na capela da casa provincial, as mães puderam ser o coração orante e sacrifical da Obra de Schoenstatt levando ao Senhor, as intenções do mundo inteiro. Ápice deste momento foi a Santa Missa presidida pelo Pe. Antônio Bracht. Concluímos o dia com um momento especial onde meditamos sobre o tema “Maria do nosso tempo!” Exemplos edificantes de mulheres engajadas em situações extremas como foi as enchentes do Rio Grande do Sul. A entrega de nossas vidas à Mãe no Santuário fechou este dia com chave de ouro. Para Creuza Bezerra Farias de Brasília – DF este momento fortaleceu nela “a confiança na Mãe e em se Filho Jesus, no processo de amadurecimento de nossa missão em cada fase, etapa com nossos filhos.”
O que queremos levar deste encontro? Foi a pergunta motivacional do domingo de manhã, dia da Aliança de Amor e solenidade da Assunção de Maria conduzido pelas Assessoras Regionais Missionis e Coração Tabor Ir. M. Margarete Gonçalves e Ir. Adriane Maria respectivamente. Com vídeos e textos do Pe. Kentenich as mães foram convidadas a aprofundarem o valor central de suas vidas. No final com muitos agradecimentos e fraternas partilhas enceramos este encontro tão especial. A Lidiane Boldocin, jovem mãe gestante deixou-nos sua impressão deste encontro: “Levo deste encontro os pequenos detalhes, gestos de amor que só tem em Schoenstatt.”
Boa tarde, que lindas exepriencias.
Por favor, este é um movimento,mou um grupo que se reune ocasional ?
Tem calendarizo?
Tem um planejamento?
Tem um projeto , é possível compartilhar ?
quero fazer algo parecido aqui mno hosptal.
Fico no aguardo
OI Maria Eugênia, para que possamos te ajudar melhor. Qual seria o tua cidade e estado? Vamos indicar a pessoa mais próxima que possa te orientar.