Uma Aliança de Amor jubilar
Suellen Figueiredo – O Movimento Apostólico de Schoenstatt comemora em 2024 o seu jubileu de ouro em Porto Alegre/RS. Para marcar os 50 anos na capital gaúcha, foi celebrado um tríduo, nos dias 18, 19 e 20 de julho, no Santuário de Schoenstatt, localizado no bairro Assunção.
No dia 18, data da renovação da Aliança de Amor, a programação teve início com momento jubilar, em gratidão, e procissão, até o interior do Santuário. A primeira Missa do dia foi presidida pelo bispo auxiliar da Arq. de Porto Alegre, Dom Darley José Kummer, com a presença da imagem Peregrina auxiliar e participação de missionários da Campanha da Mãe Peregrina, ao final da celebração Dom Darley José Kummer destacou a importância da manter “a chama acesa”. A lâmpada da missão, reconquistada pela Família de Schoenstatt como presente à Mãe no ano jubilar, foi recolocada no Santuário. Sobre o ano jubilar Dariane e Plínio Schein conta:
“Ano jubilar é tempo de reconhecer todas as graças que a Mãe Rainha operou a partir do Santuário, também é tempo de renovar nossa filialidade e fidelidade a Aliança de Amor que com ela selamos.”
O segundo dia do tríduo, o Movimento dedicou momentos do seu dia à oração e vigília, em gratidão aos 50 anos da presença da MTA na capital do Estado do Rio Grande do Sul. A celebração do dia iniciou com a entrada solene da Lâmpada da Missão e a colocação no altar do Santuário, reafirmando a disponibilidade da Família em continuar como instrumento da MTA e do Pai Fundador entregando os próximos 50 anos, rumo ao centenário.
No dia 20, a programação foi realizada na Basílica Nossa Senhora das Dores, no Centro Histórico. Com espírito de muita fé, a Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Dom Jaime Spengler e concelebrada pelos padres: Pe. Roque Antônio Soares Machado, Pe. Lucas Matheus Mendes e Pe. João Manuel Prates Piccoli. Em sua homilia, Dom Jaime recordou que como no evangelho proclamado neste dia, das Bodas de Canaã, estava se celebrando uma festa. E não qualquer festa, mas um jubileu de ouro.
“Ouro é um metal precioso e precioso também é o caminho percorrido por muitas pessoas nestas 5 décadas, tempo como inspiração maior a Maria de Nazaré. Ela certamente iluminou, orientou, sustentou e ensinou-lhes o caminho de vida, também ao Sr Giuseppe Marramarco”.
Nesta celebração o Sr. Giuseppe (José) Marramarco foi homenageado por seu exemplo de grande instrumento mariano, especialmente pelos anos em que levou a Mãe Peregrina aos presídios e hospitais, inspirado no Diácono João Pozzobon. Rosângela Marramarco, filha do Sr José nos conta:
“A homenagem feita ao meu pai foi lindíssima e emocionou profundamente a toda nossa família. Agradecemos a honra de ter participado deste momento inesquecível!”
Após a missa, foi realizada uma homenagem à Família Marramarco o Pe. Lucas fez a entrega de duas placas comemorativas que ficarão fixadas na Capela da Basílica das Dores. Sobre o tríduo da festa Andrea Ipar nos conta:
“Acredito que esses três dias foram uma injeção de espiritualidade que nos revigorou e deixou mais felizes e certos de que Schoenstatt é nosso lar, que a expressão “Aqui é bom estar”, dita por Pedro, ressoa no nosso coração e na nossa alma. Só por poder sentir dessa forma já somos abençoados.”
No encerramento da missa, a Ir. M. Lillian Goerck, Superiora Provincial do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, agradeceu a presença do arcebispo Dom Jaime Spengler e recordou os 38 anos que marcam a presença do Santuário Maria Cor Ecclesiae, em Porto Alegre.