Suellen Figueiredo – No fim de semana 16 a 18 de agosto, cerca de 90 membros de diversos grupos do Terço dos Homens da Arquidiocese de Manaus, deixaram suas atividades diárias em busca de reflexão, estudos e muita oração em um retiro que aconteceu na Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, bairro Aleixo. Entre os grupos, estavam presentes membros da capital e também dos municípios de Tefé, Nova Olinda e Presidente Figueiredo. O objetivo do encontro foi resgatar a espiritualidade dos membros e coordenadores, a atividade faz parte da programação anual do Movimento que esse ano trouxe o tema: “Terço dos Homens, Unidade e Fraternidade para o Anúncio do Evangelho” e o lema: “Todos os Fieis Viviam Unidos e Tinham Tudo em Comum”.
A abertura do retiro, Pe. Amarildo Luciano, pároco do Santuário de Aparecida, trouxe a reflexão o tema “Caminhar com Maria para viver e crescer em comunidade”. Em seu tema enfatiza a importância de ter momentos como este para renovar o espírito de missão:
“Jesus chama os seus discípulos para os enviarem em missão. Deu as recomendações necessárias e depois os enviou e eles assim o foram. […] Quando Jesus percebeu que eles estavam cansados disse ‘Vinde sozinhos para um lugar deserto e afastado para descansar um pouco’. Jesus percebeu que eles precisavam desse momento. Vocês já estão associando com o que vocês estão fazendo aqui? Vocês sabem que tem muitas atividades. E Jesus foi tocando no coração de cada um. De fato, os que chegavam e os que partiam eram tantos que eles não tinham tempo para comer. Então a missão estava mesmo, bem pesada, que eles precisavam se retirar”.
Raimundo Cláudio Andrade de Lima veio do município de Tefé e participa do movimento na paróquia Santa Tereza conta:
“Gosto muito desse terço, amo muito. Trouxe muitas coisas boas que antes não fazia e hoje eu faço. Gosto muito de rezar meu terço e também de convidar os colegas que ainda não são do Terço. Me sinto muito feliz nessa missão e quero continuar e não penso em deixar. E o que eu digo aos meus irmãos é: Aceite o convite e participe, não tem coisa melhor”
Hoje o Terço dos homens é composto por 80 grupos dentro da Arquidiocese, incluindo a região metropolitana e mais quatro grupos em processo de criação. O retiro acontece anualmente e o objetivo de trazer momentos de formação e diálogo entre os membros e os Bispos da Arquidiocese. Que as graças desses dias de encontro possam refletir na vida dos grupos e que ainda mais homens possam, conhecer e ser transformados através da oração do Santo Terço.
Fonte: Arquidioesedemanaus.org.br