Ontem Hoerde, hoje Garanhuns.
Suellen Figueiredo – 105 anos depois do congresso de Hoerde, na Diocese de Garanhuns/PE um grupo de homens assume compromisso de ajudar a de a cumprir a sua missão em Schoenstatt. 75 homens, de várias cidades, se preparara e selaram a Aliança de Amor com a Mãe e Rainha, no Santuário Tabor da Santidade de todos os dias.
A preparação foi conduzida por Izac da Silva Lima e Clivio Eugênio Severiano Torres, da coordenação diocesana do Terço dos Homens Mãe Rainha (THMR ), com participação de casais da Liga de Famílias. Após reuniões de preparação, realizou-se um dia de formação junto ao Santuário, com o Pe. Argemiro P. Ferracioli, Assessor do THMR.
Clivio Eugênio conta: “Nesses meses houve muita dedicação, muita organização, muito empenho. Mas, que bom que a gente conseguiu o objetivo: A Aliança de Amor de vários Homens. Foram muitas reuniões e convidando muitos homens para que isso acontecesse.”
A data escolhida é significativa
O dia não poderia ser mais significativo: 18 de agosto de 2024, as vésperas de completar 105 anos do congresso de Hoerde, que foi marcado pelo impulso de muitos homens para assumir a missão de Schoenstatt. Um dos grandes líderes do congresso de Hoerd, Fritz Ernst, comenta: “O caminho da nossa missão começa com o apostolado em nós mesmos para a concretização das palavras do Apóstolo: Fieri volo alter Christus” [eu quero ser um outro Cristo].
O momento da Aliança após a Santa Missa, presidida pelo Pe. Argemiro, após a missa.Todos os homens foram para dentro do Santuário selar a Aliança de Amor, na presença de seus familiares. Izac partilha a experiência: “Agora estamos com 75 homens novos. Assim como o Cristo um dia se transfigurou no monte de Tabor, esses homens também desceram de lá. Tenho certeza que foram transfigurados e que são homens agora mais convictos de sua fé e, que de fato, podem abraçar o Movimento, abraçar a causa e dar continuidade, auxiliando também os projetos de Deus por meio de nossa Mãe. Foi um dia maravilhoso, um dia muito belo.”
Uma Aliança de Amor acessível a todos
Quando pensamos na Aliança de Amor, um dos momentos mais aguardados é, sem dúvidas, o de assinar no Livro da Aliança e poder estar junto a todos os que formam essa corrente de vida. Para muitos, neste dia em que a primeira turma de formação do Terço na Arquidiocese de Garanhuns pode selar sua aliança, este foi o momento de maior emoção. Ninguém ficou fora nesse marco importante. Aqueles que não sabiam assinar deixaram sua marca digital, comprovando o compromisso de amor com a Mãe e Rainha.
Foi um grande acontecimento histórico para o Movimento de Schoenstatt, para o Terço dos Homens e para o Santuário Tabor da Santidade Diária, em Garanhuns.
“Tenho certeza de que vou colocar em prática tudo que a gente vivenciou nesse período de preparação. Isso vai ficar na minha história, vou passar isso enquanto for vivo e vou guardar isso,” conclui José Francisco Dos Santos neto