Os fiéis que participarem da missa de dedicação a Deus do Santuário em Maringá/PR, presencialmente ou online, testemunharão na celebração, repleta de ritos significativos, a colocação das relíquias no altar.
Desde os primeiros séculos, os católicos celebravam nas catacumbas sobre as relíquias dos mártires santos, que sacrificaram suas vidas por amor a Jesus Cristo. As relíquias no altar unem o sacrifício dos santos aos nossos, que são consagrados no sacrifício de Cristo, como expressão do que rezamos na oração do credo: “Creio na comunhão dos santos.”
No novo Santuário as relíquias se três santos tem um significado muito profundo, pois representam a família e a juventude:
Santa Maria Goretti:
Santa Maria Goretti, nascida em 1890 na Itália, é conhecida como a mártir da pureza. Ainda jovem, ela foi atacada por um vizinho que tentou abusá-la. Maria resistiu bravamente, recusando-se a ceder, dizendo que preferia morrer a pecar. Ferida gravemente, ela perdoou seu agressor antes de falecer. Por sua coragem e sua profunda fé ela é exemplo de pureza e perdão. Ela foi canonizada em 1950 e sua história inspira milhões de fiéis ao redor do mundo.
São Luís e Santa Zélia Martin:
São Luís e Santa Zélia Martin são pais de Santa Teresinha, de Lisieux/França, uma das santas mais conhecidas da Igreja Católica. Casados, desde 1858, viveram uma vida de profunda entrega e amor a Deus e à família. Ambos enfrentaram muitos desafios, incluindo a perda de vários filhos na infância, mas, sempre confiaram na providência divina. O casal é um exemplo de santidade no matrimônio, demonstrando que é possível viver uma vida comum, mas de maneira extraordinária, com amor, sacrifício e fé. Esse primeiro casal a alcançar a santidade juntos na história da Igreja, foi canonizado em 2015.
Que a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, pela intercessão desses santos e de nosso Pai e Fundador, Pe. José Kentenich, conceda a graça da santidade a todos os que rezarem nesse Santuário e se esforçarem para viver segundo os ensinamentos de Jesus.
Fonte: Guia Dedicação Santuário Maringá