Nos dias 15 e 16 de setembro de 2024, aconteceu, na Diocese de Tianguá/CE, o primeiro festival diocesano da juventude no carisma de Schoenstatt. O evento, organizado pelos coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina (CMPS), reuniu cerca de 200 jovens.
Um presente jubilar
A iniciativa do encontro, surgiu em 2022, mas, seu impulso veio em 2023, quando coordenadores representantes da diocese participaram do Congresso Nacional de Coordenadores, em Atibaia/SP. Durante este encontro, um dos pontos de reflexão foi a renovação da CMPS e quais presentes os missionários gostariam de oferecer, para o jubileu de 75 anos em 2025.
Luzia Maria da Silva nos conta: “A ideia de realizar esse encontro para a juventude já nasceu há muito tempo em nosso coração. Como presente do jubileu, surgiu a sugestão de implantar a Mãe Peregrina infantil e o juvenil nas dioceses, que ainda não havia.”
Em março deste ano, durante a jornada diocesana, Dom Francisco Edmilson Neves Ferreira abençoou de 28 imagens, para início da Campanha infanto-juvenil na diocese.
Chegar ao coração dos jovens
Com o projeto da Campanha infanto surge dúvida de como chegar ao coração dos jovens. A oportunidade surge com a abertura do ano jubilar. A providência garantiu que a assessora, a Ir. Gloria Maria Melo, estivesse presente.
A Jornada da Juventude reuniu cerca de 200 jovens, entre 14 e 20 anos, e apresentou o carisma de Schoenstatt e a Campanha da Mãe Peregrina juvenil. A Contou também com a participação dos pais e/ou responsáveis.
“Já conhecia a campanha, mas nunca participei ativamente, conhecia por conta das missionárias visitarem minha casa com o Santuário da Mãe Rainha. Amei conhecer mais sobre a história e a origem da campanha.” João Paulo Alves, 20 anos.
“Me apaixonei pela busca pela santidade. Depois do encontro, me senti tocada a buscar mais a santidade e a minha vocação. Foi um momento de porto seguro com Jesus e Maria”. Maria Victória Maciel Passos, 11 anos.
A Santa Missa foi presidida pelo assistente eclesiástico diocesano do Movimento A. de Schoenstatt, Pe. Jerônimo Campos da Silva, que ressaltou a importância do compromisso com a missão da CMPS e o seu trabalho para evangelização. O encontro se encerrou com uma cantata.
Informações: Luzia Maria da Silva
Editado por: Suellen Figueiredo