Ir M Simone Tabolka – Após dois anos de preparação, aconteceu a esperada celebração do jubileu de brilhante da Liga de Mães de Schoenstatt do Regional Tabor e Sol do Tabor. Mais de 200 mães puderem celebrar, vivenciar e experimentar as alegrias e glórias da Rainha Custódia Viva do Tabor, numa integração alegre e plena de gratidão.
A data estava marcada para os dias 17 e 18 de maio, mas devido as enchentes no Rio Grande do Sul foi transferida para 13 e 14 de setembro.
Diferentes culturas na conquista de um mesmo ideal
O encontro reuniu mães do sul e do nordeste do Brasil e diversidade cultural foi bem vivenciada por todas. Para o primeiro dia de encontro cada local trouxe algo típico para compartilhar: danças gauchescas, que foram apresentadas pelas crianças do CEFASOL, de Santa Maria, danças alemãs pelas mães de Santa Cruz do Sul, ricas palavras em rima e verso das mães do Nordeste, vídeos da festa do divino e entrada da imperatriz pelas mães de Santa Catarina. As mães de Guaraciaba cantaram o hino de sua cidade, as mães da Diocese de Frederico Westphalen o canto italiano Merica, Merica e um poema feito de forma espontânea por Ruth de Charqueadas (representando POA) e a dança do pezinho onde todas puderam dançar juntas. Após todas se apresentarem, foi o jantar cultural, no qual foi saboreado um churrasco delicioso e as muitas comidas típicas trazidas por elas.
Livro ‘Mães exemplares de Schoenstatt’
Nesses 75 anos de história, centenas de mães foram formadas através da Aliança de Amor com Maria. Por isso, como presente de gratidão à Mãe de Deus, a Grande Custódia Viva, foi elaborado um livro com breves biografias de mães que se destacaram na vida do Ramo, nos diferentes locais.
À Rainha Custódia Viva um grande presente
No sábado de manhã, as mães fizeram a vivência de renovação da coroação da Rainha Custódia Viva. Na coroa foi incrustado um brilhante, como marco deste jubileu.
O grande presente foram novas mães para o Ramo. Assim como Ir. M. Claudete Rauen ressaltou em um momento de formação do encontro, é importante renovar o ramo com mães jovens e criar novas formas de trabalho para poder oferecer nossa riqueza às mães de hoje.
Na Santa Missa, no dia da Exaltação da Santa Cruz, o Pe. Enio Rigo disse em sua homilia: ‘A Mãe de Deus nos ajuda a seguir seu Filho Jesus e está conosco quando carregamos nossa cruz como parcela da cruz de Cristo.’
Após a Missa e a bênção do Santíssimo, todas foram em procissão ao Santuário Tabor, onde 18 mães fizeram sua Aliança de Amor: 12 mães de Santa Maria, 2 de Santo Ângelo, 2 de Santa Catarina e 2 de Charqueadas.
Cintya Forgiarini relata: “Gratidão, muita gratidão para expressar o que vivenciamos nesse brilhante dia celebrativo dos 75 anos de história da Liga Apostólica das Mães de Schoenstatt em Santa Maria! Que Santo orgulho fazer parte dessa história! Que nossa MTA as recompense ricamente com preciosas bênçãos e graças. Foi lindo, emocionante, brilhante, para guardar na memória e no coração! Amor por amor. Chamas ardentes, Custódias Vivas do Tabor!”