Ir M Simone Tabolka – O jubileu de ouro do Método Suzuki no Brasil foi celebrado nos dias 17 e 18 de agosto de 2024 junto ao Santuário Tabor.
O que é o Método Suzuki?
Criado pelo professor japonês Shinichi Suzuki (1898-1998), o método foi concebido para desenvolver o potencial musical inato de todas as crianças. Conhecido como “método da língua mãe”, ou “método da educação do talento”, ou apenas “método Suzuki”. Este método parte do princípio que a criança aprende música do mesmo modo que aprende a língua materna, ou seja, primeiro ela ouve uma palavra muitas vezes, para somente então começar a imitar a palavra.
O método Suzuki e o Santuário Tabor
Ir. M. Wilfried Gassenmayer (in memoria), nascida na Áustria e Irmã de Maria de Schoenstatt missionária, enviada ao Brasil em 1949, foi a pioneira no Método da Educação do talento no país. Junto ao Santuário Tabor, em Santa Maria, na Casa Provincial das Irmãs, ela iniciou as aulas de violino com o Método Suzuki no ano de 1973.
Todo o encontro jubilar foi permeado de gratidão por tudo o que Ir. M. Wilfried deixou de marcas e vivências positivas na vida dos seus alunos que, após 50 anos, puderam se reencontrar e tocar juntos relembrando as músicas, viagens e fatos ocorridos em sua infância.
Um dos seus antigos alunos relata: “Só temos que agradecer por termos tido uma professora muito boa na pessoa de Ir. M. Wilfried. Ela não media esforços e nos ensinou tão bem. Quando olho as fotos e vejo nossa postura naquela idade, me admiro de como ela trabalhou em nós, por isso deu seus frutos! Ela moldou em nós a música e o caráter!”
As atividades do encontro foram realizadas de forma paralela. Formação e contextualização da vida de Ir. M. Wilfried para pais e outra prática musical para alunos e professores, que saíram enriquecidos com a troca de experiências através dos masterclass realizados. Todos foram envolvidos de forma dinâmica e atraente.
Estiveram presentes mais de 100 pessoas das cidades de Natal/RN, Hortolândia/SP, São José e Florianópolis/SC, São Pedro do Sul, Ivoti, Porto Alegre, Nova Petrópolis, Feliz, Passo Fundo, Alegrete, São Pedro do Sul, Formigueiro e Santa Maria, do Rio Grade do Sul. Com destaque Milene Moreira, aluna de Ir. M. Wilfried, que veio especialmente de Sarasota, da Flórida nos Estados Unidos para este evento.
Milene testemunha: “Eu ainda estou tentando digerir todas as emoções e lembranças que tivemos nestes dois dias. Foi muito bom. Eu queria que fosse pelo menos uma semana, mas já foi um sonho incrível este evento. Muito obrigada de coração para as Irmãs e especialmente Ir. M. Olindina e André Isaia pela a iniciativa e realização.”
Fechando com ‘chave de ouro’
No domingo à tarde, foi realizado o recital com todos os professores, ex-alunos e alunos do Método Suzuki.
Como o Método Suzuki propõe, foi realizada a apresentação com os professores e alunos mais avançados tocando um lindo concerto de Seitz com piano, Cello, viola e violinos. Aos poucos o palco foi ficando repleto de alunos com seus violinos que tocavam com muita alegria, leveza e habilidade as peças estudadas. Até Joaquim Guimarães (de apenas 2 anos, aluno da Som e Arte, centro de formação musical junto ao Santuário Tabor) tocou seu pequeno violino embalando seu corpo no ritmo da música. Entre as peças, muito bem tocadas, uma delas foi em homenagem ao Rio Grande do Sul, berço do Método Suzuki no Brasil: “Querência Amada!”
Ao encerrar as músicas, com o palco repleto de crianças, Milene Moreira puxou a frente e todos a seguiram tocando seus instrumentos pelos corredores do auditório, emocionando a plateia, que admirava encantada. Foi um verdadeiro espetáculo!
Que lindo! Fiquei com vontade de fazer parte dessa história, como católica e como violinista. Parabéns! Deus abençoe a todos!