Damos graças pela ALIANÇA DE AMOR COM A MÃE DE DEUS em 18 de outubro de 1914, no Santuário Original.
Primeiro dia da Novena
Impulso
Vejamos o trecho de uma recordação do centenário da Aliança:
“Estávamos unidos por um único e mesmo motivo, que é a Aliança de Amor com Maria. Não importava nosso lugar de origem. A Mãe de Deus foi celebrada de maneira grandiosa. Quando a imagem foi levada até a arena, o júbilo foi enorme. Vivenciar isso foi simplesmente a melhor coisa para mim. Ver o mundo inteiro celebrando a Mãe de Deus… Isso me fez perceber mais uma vez que todo o programa em torno dela era lindo, mas, na verdade, o fator central é o que mais conta: o amor e a fidelidade à Mãe de Deus. Sem a Aliança de Amor do Pe. Kentenich e dos jovens com Maria, Schoenstatt não teria surgido e nunca teríamos experimentado, anos mais tarde, como tudo isso é precioso.”
Reflexão
Estamos unidos por um único e mesmo elemento: a Aliança de Amor. Ela nos vincula não apenas por entre fronteiras, mas também através de gerações e em toda a sua profundidade.
Olhemos para o início da história – para a geração fundadora! Podemos caminhar ao lado de heróis e santos que viveram, à frente de seu tempo, aquilo que mais tarde foi se desenvolvendo na história de Schoenstatt …
O grande exemplo é José Engling. O Pe. Kentenich o chamou de “documento de fundação vivido”, uma “obra-prima da arte divina do educar mariano”, a “personificação original do santo schoenstattiano”. José já vivia a Aliança de Amor vinculado à Mãe, ao Pe. Kentenich e ao Santuário com todas as profundezas de sua alma – pela Carta Branca, a Inscriptio e a entrega total de sua vida. Em meio à guerra, ele levou uma profunda vida de oração, conduziu as pessoas à reconciliação e trabalhou incansavelmente para formar uma organização cristã em seu ambiente, de modo que permaneceu um exemplo brilhante e uma encarnação viva do mistério de Schoenstatt até os nossos dias. Mesmo no tumulto da guerra, ele não poupou trabalhos apostólicos e fracassos, nem oração e sacrifício por seus companheiros, a fim de conquistá-los para os objetivos e ideais da Congregação. Estamos preocupados com nosso ambiente: a falta de liberdade, a frieza nas relações humanas, o grande sofrimento causado pelas guerras, a perseguição aos cristãos, a indiferença em relação à Igreja, a imagem cristã do homem e sua dignidade. Mesmo que nossas possibilidades pareçam se manifestar apenas em um pequeno círculo, elas se tornam eficazes na Aliança de Amor – tanto no passado, como no agora.
Minha contribuição hoje
Quais pensamentos me inflamam e podem ser colocados em prática para que eu também possa levar o fogo da missão à Igreja hoje?
Oração
Oração final para todos os dias
Com nosso fundador, Pe. Kentenich, acreditamos que a senhora se estabeleceu nele de maneira especial, em 18 de outubro de 1914, e que opera milagres da graça.
Na Aliança de Amor, estamos unidos em todos os países e continentes e nos colocamos a teu serviço. “Todos os que aqui chegarem para rezar, terão de experimentar as magnificências de Maria e confessar: Aqui é bom estar! Aqui queremos construir tendas! Este será o nosso lugarzinho predileto! (…) Quem conhece o passado de nossa Congregação, não terá dificuldade em crer que a Divina Providência planeja algo especial com ela.” (Documento de Fundação)
Juntos, queremos transmitir seu dom às pessoas. Juntos, queremos utilizar todas as oportunidades para avaliar adequadamente os desafios dos principais processos de mudança no mundo e na Igreja. Juntos, colocamos conscientemente nossa contribuição no Capital de Graças hoje e entregamos a ti todas as pessoas que carregamos em nossos corações. Juntos e reunidos ao seu redor, oramos para que o Espírito Santo nos guie em todas as situações, para que seu dom possa dar frutos nas múltiplas necessidades de nosso tempo. Que todos os Santuários de Schoenstatt sejam lugares da graça divina. Dá-nos acolhida, transformação e fecundidade na missão. Em preparação para o Dia da Aliança, em 18 de outubro, nós nos colocamos ao seu dispor e mais uma vez rezamos a “pequena consagração”:
Ó minha Senhora, ó minha Mãe …
O texto completo da novena pode ser baixado aqui.
Mãe e rainha eu confio em vós
Muitos e muitos milagres tenho recebido de minha mãezinha, eu lhe peço não desista de mim e de minha família.
Em todos os momentos de nossa vida ela está sempre do nossa lado.