Damos graças pelo aprofundamento e expansão da Aliança de Amor na história de Schoenstatt, especialmente pelo passo do Pe. Kentenich há 75 anos, em 31 de maio de 1949.
Quinto dia da Novena
Impulso
Vejamos o trecho de uma recordação do centenário da Aliança:
“Os dias em Schoenstatt continuam brilhando em nós e nos dando força e motivação em muitos lugares. Durante esses dias, muitas vezes senti pena das várias pessoas que trabalham na Igreja e para a Igreja, mas que estão lutando contra a sorte e estão insatisfeitas e pessimistas. Quanta coisa foi perdida para elas porque não puderam vivenciar esse evento energizante?!
Essa alegria, essa serenidade, esse entusiasmo, especialmente dos sul-americanos, nos impressionaram profundamente, mas também nos deram esperança de que a ideia de Schoenstatt ainda será vivida no contexto do jubileu de 200 anos”.
Reflexão
As pessoas experimentam Schoenstatt como algo motivador, energizante e encorajador para sua vida de fé e desejam que todos os fiéis, na verdade a Igreja como um todo, descubram o dom da vida de Aliança de Amor. Integrar a fé na vida cotidiana de forma natural e autêntica – isso é viver uma vida orgânica.
Onde vivemos a Aliança de Amor com a Mãe de Deus no sentido de pensar, viver e amar de forma orgânica, a fé é contagiante, inspiradora, alegre e nos sustenta – mesmo e especialmente em tempos difíceis.
Desejamos um coração atento e o dom de uma nova linguagem, como Maria com os apóstolos no Cenáculo de Pentecostes, para que nós, como Igreja, possamos entender as pessoas de nosso tempo e alcançá-las novamente com as boas novas do reino do Pai.
Minha contribuição hoje
Quais pensamentos me inflamam e podem ser colocados em prática para que eu também possa levar o fogo da missão à Igreja hoje?
Oração
Oração final para todos os dias
Com nosso fundador, Pe. Kentenich, acreditamos que a senhora se estabeleceu nele de maneira especial, em 18 de outubro de 1914, e que opera milagres da graça.
Na Aliança de Amor, estamos unidos em todos os países e continentes e nos colocamos a teu serviço. “Todos os que aqui chegarem para rezar, terão de experimentar as magnificências de Maria e confessar: Aqui é bom estar! Aqui queremos construir tendas! Este será o nosso lugarzinho predileto! (…) Quem conhece o passado de nossa Congregação, não terá dificuldade em crer que a Divina Providência planeja algo especial com ela.” (Documento de Fundação)
Juntos, queremos transmitir seu dom às pessoas. Juntos, queremos utilizar todas as oportunidades para avaliar adequadamente os desafios dos principais processos de mudança no mundo e na Igreja. Juntos, colocamos conscientemente nossa contribuição no Capital de Graças hoje e entregamos a ti todas as pessoas que carregamos em nossos corações. Juntos e reunidos ao seu redor, oramos para que o Espírito Santo nos guie em todas as situações, para que seu dom possa dar frutos nas múltiplas necessidades de nosso tempo. Que todos os Santuários de Schoenstatt sejam lugares da graça divina. Dá-nos acolhida, transformação e fecundidade na missão. Em preparação para o Dia da Aliança, em 18 de outubro, nós nos colocamos ao seu dispor e mais uma vez rezamos a “pequena consagração”:
Ó minha Senhora, ó minha Mãe …
O texto completo da novena pode ser baixado aqui.