Nos dias 28 e 29 de setembro de 2024, a Liga de Famílias do Regional Coração Tabor realizou seu retiro com o tema “Missionários da Esperança, em Cristo, transfiguremos a família”. O evento, realizado em Atibaia/SP, reuniu 40 casais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
O primeiro dia é marcado pelo exercício do silêncio e da oração. Além das palestras, sobre a missão das famílias como portadoras da esperança em Cristo, houve momentos de silêncio, oração pessoal e comunitária, adoração ao Santíssimo, confissões e seis casais selam sua Aliança de Amor. O dia finaliza com uma confraternização com pratos típicos de diversas regiões.
Transfiguremos a família
No segundo dia, uma dinâmica familiar introduziu o tema do dia: “Transfiguremos a Família” e alguns casais partilham seus testemunhos. Lucas de Souza e Jeniffer Gomes Rocha, de Jacareí/SP contam: “Foi muito bom para que pudéssemos refletir sobre algumas dificuldades que enfrentamos no nosso matrimônio. Com o auxílio das famílias e o auxílio do sacerdote, podemos conversar melhor, ter um pilar, um apoio, uma estrutura para nos auxiliar. Foi um momento para se discutir e repensar como a gente pode melhorar. As crianças se divertiram bastante. Participar de um evento como esse e saber que nossos filhos estão bem é muito bom. Não vemos a hora de ter o próximo encontro!”
Pe. Antonio Bracht acompanha o retiro, com outros assessores, e preside as Santas Missas. Em sua homilia, destaca a transfiguração de Cristo e a importância de irradiar a fé, esperança e amor na vida cotidiana.
A Família é campo de evangelização!
O retiro foi uma experiência de renovação espiritual e fortalecimento dos laços, motivou os participantes a continuarem na missão de transfigurar suas famílias, em Cristo, e viverem a esperança no dia a dia.
Rodrigo e Rosana Santana, Belo Horizonte/MG, partilham: “Nesse nosso primeiro retiro da Liga de Famílias, recebemos muitos sinais da Mãe e Rainha, de que não podemos viver uma vida de cristãos mornos e estáticos. Devemos ter anseios santos, esperanças santas, confiança em Deus e colaborarmos com Maria, como instrumentos aptos, para o projeto da redenção. Assim, transfigurarmos em Cristo nossa família, para levar luz às outras famílias. A Família é campo de evangelização!”.
Texto: Jaqueline Giulietti
Edição: Suellen Figueiredo